Escola de Verão na Grécia

Iniciativa do IdEA e do Museu Arqueológico de Paros leva alunos e professores da Unicamp para escavações em sítio arqueológico.

Autor: Guilherme Gorgulho

Terminou, em junho, a primeira Escola de Verão Brasileira na Grécia, iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o arqueólogo grego Yannos Kourayos, curador do Museu Arqueológico de Paros. O curso levou um grupo de 11 pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação e professores da Unicamp, para uma temporada de três semanas em cidades importantes da Ática, do Peloponeso e das ilhas Cíclades, incluindo duas semanas de escavações no sítio arqueológico de Despotiko. Os objetivos de engajamento de pesquisadores de estudos clássicos foram alcançados com sucesso por meio dessa imersão na cultura grega, e os participantes consideraram enriquecedores a experiência de pesquisa e o contato com a prática arqueológica.

O ciclo de palestras e as visitas a museus, bibliotecas e templos da Grécia antiga permitiu um primeiro contato com a cultura material grega aos brasileiros das áreas de letras, filosofia, história e arqueologia, antes em geral restritos às pesquisas bibliográficas. A Escola de Verão teve o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada do Brasil em Atenas, onde foram realizadas parte das aulas do curso.