Residência artística de Antonio Nóbrega inspira reflexões e atrai alunos de outros Estados

Residência tem trazido reflexões para suas pesquisas sobre a cultura popular e mobilizado professores, alunos e pesquisadores

Autor: Guilherme Gorgulho

A residência artística de Antonio Nóbrega no Instituto de Estudos Avançados (IdEA) tem trazido reflexões importantes para suas pesquisas sobre a cultura popular e mobilizado professores, alunos e pesquisadores de outros Estados. Em entrevista ao Portal da Unicamp, o músico, dançarino, compositor e ator pernambucano descreve como as atividades na Unicamp influenciam o processo de escrita de um livro sobre o universo cultural brasileiro e fala sobre a participação do público nas palestras e oficinas.

Professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp entre 1985 e 1991, Nóbrega avalia como muito positiva a resposta do público até agora ao ciclo de palestras “Brasisbrasil” e às oficinas de poesia e dança realizadas, entre março e junho. O artista residente do IdEA adaptou o conteúdo e as práticas para contemplar uma audiência mais ampla.

“Essa residência artística provocou em mim um aprofundamento de temas, reflexões e interpretações. Ela agudizou a necessidade de tentar ir mais fundo. Tenho um público atento, que me cativa, principalmente nas oficinas”, elogia. “O confronto com o público, as perguntas, me faz revisitar conceitos e considerações, o que está sendo muito rico.”

Transcorrida metade da agenda do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente, Nóbrega, que completou 70 anos em maio, tem pela frente mais seis palestras e quatro oficinas, divididas em dois temas: teatro e música. Para os encontros teóricos, promovidos quinzenalmente no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), ele tem adaptado o conteúdo de um livro que está escrevendo, que terá o mesmo nome do ciclo de palestras.