IdEA lamenta falecimento do professor David Konstan

Acadêmico de referência nos estudos clássicos e ex-cientista residente do Programa "Cesar Lattes", do IdEA, morreu aos 83 anos

Professor David Konstan, durante palestra de abertura da residência científica no IdEA

O Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp informa, com pesar, o falecimento do professor norte-americano David Konstan, acadêmico de referência nos estudos clássicos e ex-cientista residente do Programa “Cesar Lattes”. O docente da New York University morreu, aos 83 anos, no dia 2 de maio. Ele era reconhecido por seu trabalho em áreas como teatro antigo, história das emoções, história do perdão e história das religiões.

Graduado em matemática (1961), David Konstan cursou mestrado (1963) e doutorado (1967) em estudos clássicos pela Columbia University. Inicialmente professor da Wesleyan University (1967-1987), em Connecticut, foi também docente da Brown University (1987-2010), em Rhode Island, antes de integrar o corpo docente da New York University (NYU).

Entre março e junho de 2023, Konstan proferiu uma série de palestras e desenvolveu atividades como cientista residente do IdEA, tendo como temática “Vingança, Retribuição e Reconciliação: da Antiguidade aos dias atuais”, abordando textos do período greco-romano clássico e suas repercussões na resolução de conflitos contemporâneos ligados ao perdão e à anistia.

“David Konstan teve e tem um papel muito singular nos estudos humanos em todo o mundo. Como a série de palestras ministradas na Unicamp ilustrou, ele conseguia estabelecer um diálogo exemplar entre os estudos clássicos, sem perder a precisão e o rigor, com os mais diversos campos de saber que seus temas suscitavam (desde literatura e linguística até psiquiatria, história das emoções, ciências políticas etc.). Além de seus conhecimentos, encantava todo mundo com sua postura humilde, seu caráter extrovertido e, sobretudo, com sua generosidade. Fica um exemplo para todos nós”, afirma Isabella Tardin Cardoso, coordenadora adjunta do IdEA.

Entre seus livros estão “A Amizade no Mundo Clássico” (Ed. Odysseus, 2005) — única de suas obras publicadas no Brasil —, “Before Forgiveness: The Origins of a Moral Idea” (Cambridge University Press, 2010), “In the Orbit of Love: Affection in Ancient Greece and Rome” (Oxford University Press, 2018) e “The Origin of Sin: Greece and Rome, Early Judaism and Christianity” (Ed. Bloomsbury, 2022).

Ele era casado com a professora Pura Nieto Hernández, da Brown University.

Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp

Campinas, 6 de maio de 2023