Reconhecido há décadas por seu trabalho nos Estudos Clássicos, em áreas como Teatro Antigo, História das Emoções, História do Perdão e História das Religiões, o professor norte-americano David Konstan, da New York University, chega em março à Unicamp para uma temporada como cientista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Ele irá proferir um ciclo de conferências intitulado “Vingança, Retribuição e Reconciliação: da Antiguidade aos dias atuais”, em que abordará textos do período greco-romano clássico e suas possíveis repercussões na resolução de conflitos contemporâneos ligados ao perdão e à anistia.

Konstan, que já esteve outras duas vezes em atividades acadêmicas na Unicamp, pretende explorar, nas suas palestras, questões como o perdão a crimes cometidos pelo Estado, como o apartheid na África do Sul e as ditaduras militares da América do Sul. Em entrevista ao Portal da Unicamp, o docente conta que espera a colaboração de colegas e estudantes ao longo de suas atividades no IdEA para identificar temas e fontes relevantes para sua pesquisa. O tema “Vingança, Retribuição e Reconciliação” deve ser o foco de seu próximo livro, que pretende lançar também em português.

Entre suas publicações mais recentes, estão “Before Forgiveness: The Origins of a Moral Idea” (Cambridge University Press, 2010), “In the Orbit of Love: Affection in Ancient Greece and Rome” (Oxford University Press, 2018) e “The Origin of Sin: Greece and Rome, Early Judaism and Christianity” (Ed. Bloomsbury, 2022). No Brasil, teve publicado “A Amizade no Mundo Clássico” (Ed. Odysseus, 2005).

Apesar do extenso trabalho em Letras Clássicas, o professor graduou-se em Matemática (1961), tendo iniciado o curso de grego antigo e latim no último ano de faculdade. Ele obteve mestrado (1963) e doutorado (1967) em Estudos Clássicos pela Columbia University e, entre 1967 e 1987, foi docente da Wesleyan University, em Connecticut. Em 1987, transferiu-se para a Brown University, em Rhode Island, onde permaneceu até 2010, quando ingressou no corpo docente da New York University (NYU).

O ciclo de palestras, que acontecerá no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), terá início em 30 de março, às 10h, com a palestra intitulada “Vingança é um prato que se come frio? Vingança e emoções na perspectiva do Direito, Sociologia, Psicologia e Antropologia”. A série de palestras continua, sempre às quintas-feiras, com os temas: “Vingança versus Retribuição: Punição e a Lei de Talião” (13/04); “Perdão e reconciliação: exemplos em Aristóteles, na Bíblia Hebraica e no Novo Testamento” (20/04); “Honra e Vingança: é sempre possível a reconciliação? Exemplos da Ilíada de Homero e da Ciropédia de Xenofonte” (27/04); “Disputas entre clãs familiares, grupos sociais, políticos e outras manifestações de vingança” (04/05); “A Psicologia da Vingança” (11/05); “Vingança e Retribuição: estudos de caso em nível individual, de grupos sociais e de Estado” (25/05); e “Reconciliação: estudos de caso com base nas Comissões de Truth and Reconciliation, na África do Sul” (01/06).