Grupo “Escola e convivência democrática: participação, diversidade e políticas públicas”

O Grupo tem como compromisso a promoção de uma escola pública, gratuita, de qualidade, emancipadora e socialmente referenciada. É composto por pesquisadoras(es) internas(os) e externas(os) à Unicamp, estudantes de pós-graduação e graduação, além de contar com a participação de convidados nacionais e internacionais.

O grupo “Escola e convivência democrática: participação, diversidade e políticas públicas” tem como compromisso a promoção de uma escola pública, gratuita, de qualidade, emancipadora e socialmente referenciada. É composto por pesquisadores internos e externos à Unicamp e estudantes de pós-graduação. Tem como objetivos:

  1. estudar e desenvolver modelos de transformação social em larga escala para atuar em questões complexas, especificamente a melhoria da qualidade da convivência em redes públicas de educação, que incluam processos participativos e sustentáveis, promotores de transformações pessoais, coletivas e culturais.
  2. contribuir para a formulação de políticas públicas que favoreçam a melhoria do clima escolar e a formação para convivência ética e democrática, com ações de conscientização, prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência, bem como a promoção da equidade, valorização da diversidade e fortalecimento dos valores democráticos nas instituições educativas.

As atividades do grupo abrangem o desenvolvimento de estudos e seminários avançados com encontros e debates com pesquisadores nacionais e internacionais; a participação em centros e redes de pesquisa; e ações de disseminação direcionadas ao público externo. Além dos estudos e debates colaborativos, essa organização também permite que o grupo atue e dialogue com outros centros acadêmicos, redes de ensino e segmentos responsáveis pela formulação de políticas educacionais, como instituições governamentais e da sociedade civil.

Coordenação

  • Dra. Telma Vinha – Professora da Faculdade de Educação da Unicamp (coordenadora)
  • Dr. Cesar Augusto Amaral Nunes – Pesquisador do GEPEM/Unesp/Unicamp (coordenador-adjunto)

Membros

  • Dra. Adriana R. Braga – Professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp de Guarulhos
  • Dr. Adriano Moro – Pesquisador da Fundação Carlos Chagas
  • Dra. Ana Maria Falcão de Aragão – Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Dra. Flávia Maria de Campos Vivaldi – Pesquisadora Convidada da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta – Professora da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara
  • Dra. Maria Suzana de S. Menin – Professora Titular aposentada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente
  • Dra. Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim – Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Dra. Simone Gomes de Melo – Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Dr. Warley G. Correa – Pós-doutorando da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Ms. Cléo Garcia – doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Ms. Elvira Pimentel – Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Ms. Simone Machado – Doutoranda da Faculdade de Educação da Unicamp
  • Ms. Talita Bueno Salati Lahr – Doutoranda em Educação Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara
  • Beatriz Fogarin Leonardo – mestranda da Faculdade de Educação da Unicamp

Acesse aqui as playlists com as gravações dos ciclos formativos, encontros e mesas realizadas pelo grupo:


Ciclo Problemas de Convivência e Educação

Série Reflexões sobre a convivência na escola

Encontros do GERAGE

Ciclo Escola e Pandemia: desafios e ressignificações para a educação

Série Conversas inspiradoras em Tempos Brutos

Outras mesas e encontros


Notícias:

Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública inicia atividades no IdEA

“O papel das escolas no desenvolvimento da autonomia e na construção do futuro”

Gênero, raça e convivência ética

Ciclo de palestras “Escola e Pandemia: desafios e ressignificações para a educação”

Série de vídeos aborda reflexões sobre convivência na escola

1º Encontro Aberto do Curso Livre “Gênero, Raça e Convivência Ética”

Mesa “Juventudes, convivência e violências”

2º Encontro Aberto do Curso Livre “Gênero, Raça e Convivência Ética”

V Encontro Nacional das Equipes de Ajuda do Brasil