Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública

O Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública (GEDDEP) foi criado em 2021 e tem como compromisso a promoção de uma escola pública, gratuita, de qualidade, emancipadora e socialmente referenciada. É composto por pesquisadoras(es) internas(os) e externas(os) à Unicamp, estudantes de pós-graduação e graduação, além de contar com a participação de convidados nacionais e internacionais. 

Tem como objetivos:

Refletir sobre processos e experiências que possibilitem às instituições educativas a formação para a convivência ética em todos os seus espaços, contribuindo para que seus integrantes – das secretarias da Educação às equipes gestoras e estudantes – se tornem cidadãos ativos na construção de uma sociedade democrática, participativa, pluralista e multicultural.

Estudar modos de favorecer a melhoria da qualidade do clima escolar e os processos de resolução dos conflitos, combatendo todas as formas de violência e promovendo o desenvolvimento integral do estudante (intelectual, socioemocional, moral), a equidade e a valorização da diversidade em todas as dimensões da escola.

Desenvolver pesquisas sobre as questões de gênero e raça que atravessam as relações na escola, preferencialmente em ações afirmativas, enfrentando as práticas estruturais discriminatórias e formas de opressão distintas, tendo os princípios de diálogo na pluralidade, respeito às diferenças e luta pela equidade racial e de gênero como pressupostos éticos essenciais para a atuação de todas e todos em uma escola que se pretende democrática e inclusiva. 

Contribuir com políticas públicas que visam favorecer a melhoria da qualidade da convivência democrática na escola, da cultura da paz, assim como promover medidas de conscientização, de prevenção e de enfrentamento de todos os tipos de violência no âmbito das escolas.

As atividades do grupo abrangem o desenvolvimento de projetos e pesquisas; estudos e seminários avançados com encontros e debates com pesquisadores nacionais e internacionais; a participação em centros e redes de pesquisas; e a realização de eventos, estudos e ações de disseminação direcionadas ao público externo. 

Além das pesquisas e discussões teóricas e debates em torno dos estudos e de questões específicas, essa organização permite que o grupo fomente e exerça ações concretas junto às escolas e redes de educação na direção dos objetivos propostos, contribuindo para que possam construir uma convivência cada vez mais ética e democrática, atuando no desenvolvimento da autonomia moral e na busca pela equidade racial e de gênero de forma a promover oportunidades para que a igualdade de direitos se concretize em respeito aos valores humanos fundamentais.

 

Composição:

o Adriana R. Braga (EFLCH/Unifesp/Guarulhos) 

o Adriano Moro (GEPEM/Fundação Carlos Chagas) 

o Ana Maria Falcão de Aragão (FE/Unicamp) 

o Angelo Luiz Cortelazzo (IB/Unicamp) 

o Carlos Vogt (Labjor/Unicamp) 

o Cesar Augusto Amaral Nunes (GEPEM/Unesp/Unicamp

o Flávia Maria de Campos Vivaldi (GEPEM) 

o Luciene Regina Paulino Tognetta (FCLAR/Unesp/Araraquara) 

o Maria Suzana De Stefano Menin (FCT/Unesp/Presidente Prudente) 

o Mirela de Carvalho (Instituto Unibanco) 

o Ricardo Henriques (Instituto Unibanco) 

o Telma Vinha (FE/Unicamp) 

 

Apoio técnico: Elvira Pimentel (Doutoranda da FE/Unicamp)

 

E-mail para contato: geddep@idea.unicamp.br.

 

Notícias:

Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública inicia atividades no IdEA

“O papel das escolas no desenvolvimento da autonomia e na construção do futuro”

Gênero, raça e convivência ética

Ciclo de palestras "Escola e Pandemia: desafios e ressignificações para a educação"

Série de vídeos aborda reflexões sobre convivência na escola

Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública foi criado em 2021