Convivência na escola

Pesquisadores do GEDDEP produziram uma série de vídeos sobre o tema “Reflexões sobre a Convivência na Escola”, que estão disponíveis no YouTube.

Série "reflexões sobre a convivência na escola"

Pesquisadoras e pesquisadores do Grupo de Estudos Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública (GEDDEP) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp produziram uma série de vídeos sobre o tema “Reflexões sobre a Convivência na Escola” para disseminar pesquisas realizadas na área e fornecer informações para as possíveis formas de intervenção em conflitos.

Os vídeos de curta-metragem serão veiculados semanalmente na página do YouTube do IdEA a partir de maio. O trabalho é vinculado ao programa “EntreNós: Convivência ética e democrática na escola e na sociedade”, desenvolvido pelo GEDDEP com a cooperação institucional do Centro de Pesquisa Transdisciplinar (CPTE) do Instituto Unibanco e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), em parceria com a Unesp, a Unifesp e a Fundação Carlos Chagas.

A série pretende discutir possibilidades de intervenções que contribuam para que a escola lide construtivamente com conflitos e violências, atue intencionalmente na melhoria da qualidade do clima e da convivência e, ao mesmo tempo, favoreça a formação cidadã necessária para a construção de uma sociedade mais democrática, justa e inclusiva.

Composta inicialmente por 11 vídeos que se complementam, a série aborda os seguintes temas:

1.  Educação em tempos de crise de valores: desafios e finalidades
Estreia: 5 de maio de 2022

2. Pós-modernidade e crise de valores: características e implicações para a educação
Estreia: 12 de maio de 2022

3. Injustiças na escola: a visão dos alunos
Estreia: 19 de maio de 2022

4. Projetos bem-sucedidos de educação moral em escolas: dificuldades e caminhos
Estreia: 26 de maio de 2022

5. O clima escolar: um olhar para as relações
Estreia: 2 de junho de 2022

6. Os problemas de convivência e o desenvolvimento dos valores sociomorais na escola (volume 1)
Estreia: 9 de junho de 2022

7. Os problemas de convivência e o desenvolvimento dos valores sociomorais na escola (volume 2)
Estreia: 16 de junho de 2022

8. Incivilidade
Ms. Warley Correa (PPG/FE/Unicamp)
Estreia: 23 de junho de 2022

9. Assembleia
Ms. Warley Correa (PPG/FE/Unicamp)
Estreia: 30 de junho de 2022

10. Importância da mediação de conflitos no ambiente escolar
Ms. Soraia Campos (GEPEM/UNESP/Unicamp)
Estreia: 7 de julho de 2022

11. Bullying
Ms. Soraia Campos (GEPEM/UNESP/Unicamp)
Estreia: 14 de julho de 2022

Segundo os pesquisadores do GEDDEP, discutir a convivência na escola é debater o tipo de sociedade que queremos no futuro. O grupo defende que a educação, quando entendida em seu sentido integral, pode e deve auxiliar no desenvolvimento da cidadania ativa na construção de uma sociedade democrática, pluralista e multicultural, e que a escola é um ambiente privilegiado para se aprender a conviver de forma participativa, inclusiva e respeitosa.

Suzana Menin
Telma Vinha