Ciclo “Escola e Pandemia”

Início: qua, 30/03/2022 – 19:00
Término: qua, 27/04/2022 – 20:30

Ciclo de palestras “Escola e Pandemia: desafios e ressignificações para a educação”

O Grupo de Estudos Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública (GEDDEP) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), convida para o Ciclo de palestras “Escola e pandemia: desafios e ressignificações para a educação”.

A pandemia da covid-19 e o necessário isolamento social trouxeram inúmeras consequências, mudando intensamente a vida de milhares de pessoas. Além de sentirem fortemente o impacto repentino dessas transformações e atuarem num cenário de incertezas, gestoras, gestores e docentes têm o enorme desafio de cuidar do abandono, do atendimento à aprendizagem de estudantes, do cumprimento das questões sanitárias, de ajudar cada um(a) deles(as) a desenvolverem mecanismos de adaptação diferentes dos utilizados no remoto, tanto relacionados aos estudos presenciais, quanto à convivência no âmbito coletivo. Precisam ainda de um olhar atento para o necessário bem-estar da equipe, de colegas, de estudantes e de si mesmo, pois todas(os) têm vivido uma grande sobrecarga emocional nos últimos meses, algumas pessoas mais que outras.

Para abordar tais questões, propomos esse ciclo de palestras composto por cinco encontros, com a participação de pesquisadoras(es) de diferentes instituições que abordarão dimensões distintas, mas interrelacionadas dessa temática, suscitando reflexões, trazendo estudos recentes e possibilidades de ação na escola.

Programação:

Escola, pandemia e pós-modernidade

30 de março, das 19h às 20h30

Dra. Telma Vinha (FE/IdEA-Unicamp)

Nesse encontro contextualizaremos o atual momento de nossa sociedade, destacando algumas características, particularmente da sociedade do cansaço, relacionando-as com nossos comportamentos, atuação profissional e educação escolar. Serão retomadas experiências vividas nesses dois últimos anos com a pandemia, trazendo consequências relacionadas a saúde mental e bem-estar emocional em crianças e jovens e também nos profissionais em educação.

Acesse os slides da palestra aqui.

Proteção e bem-estar:  a escola na rede que protege

6 de abril, das 19h às 20h30

Dra. Luciene Tognetta (FCL/UNESP)

Mnda. Talita Salat Lahr (PPG/FCL/UNESP)

Quando nos referimos a rede de proteção, de quem estamos falando? Por um lado, de crianças e adolescentes que têm por lei a garantia da necessidade de proteção e de cuidado das instituições que formam. Por outro, falamos de serviços que se articulam em uma grande rede cumprindo seu papel de proteção. O que muda e o que se aprende com a pandemia quando pensamos a atuação da escola nessa rede? Ela também deve proteger, ou deve encaminhar para quem protege? Como se dão esses encaminhamentos, as novas configurações de uma escola sem paredes cuja acolhida e bem-estar lhe são necessárias, bem como a articulação imprescindível na rede em que a escola está inserida, são temáticas que abordaremos nesta mesa.

Acesse os slides da palestra aqui.

Acolhimento e cuidado como cultura da escola

13 de abril, das 19h às 20h30

Me. Danila Di Pietro Zambianco (PPG/FE/Unicamp)

Me. Elvira Pimentel Parente (PPG/FE/ Unicamp)

A pandemia trouxe uma atenção especial às questões emocionais de estudantes e profissionais da educação, com ela ficou evidente a necessidade de o acolhimento e o cuidado permanecerem no cotidiano das relações e práticas pedagógicas ao longo dos anos escolares, não se configurando como práticas pontuais apenas. Nesta mesa abordaremos conceitos e propostas para o fomento e promoção do acolhimento e do cuidado como cultura da escola.

Educação, escola e pandemia

20 de abril, das 19h às 20h30

Dra. Denise Tardelli (UMESP)

Dr. Adriano Moro (FCC)

Dra. Letícia Lovato Dellazzana-Zanon (PUC- Cps)

Contextualizar alguns estudos e pesquisas realizados entre 2020 e 2021 no campo educacional, no que se refere às escolas, gestores, professores e alunos, no contexto da pandemia, que foram realizados por membros do Grupo de Pesquisa sobre Convivência Democrática e Clima Escolar do PPGE da UMESP com outros pesquisadores parceiros.

Acesse os slides da palestra aqui.

Perda de aprendizagem? Limitações e implicações das muitas leituras

27 de abril, das 19h às 20h30

Cesar A. A. Nunes (GEPEM/IdEA-Unicamp)

Natasha Costa (Diretora da Assoc. Cidade Escola Aprendiz)

A pandemia escancarou desigualdades estruturais dos mais variados tipos. Um olhar a partir da perspectiva do desenvolvimento integral permite analisar a situação atual, os vários discursos e visões em disputa, e possíveis janelas de oportunidade para mudanças necessárias. Traremos esse olhar em nossa última mesa do ciclo.

Acesse os slides da palestra aqui.

Informações gerais sobre o ciclo:

– Carga horária total do ciclo: 10 horas;

– Será emitido certificado de realização do ciclo, desde que haja presença em, pelo menos quatro, das cinco mesas.

Observação: Não emitiremos certificado específico para cada mesa, somente referente ao ciclo inteiro.

– Inscrições gratuitas até 30/03/22, por meio do preenchimento do formulário abaixo.

–  Não há limite de vagas.

– Todas as mesas serão transmitidas no canal do YouTube do IdEA: www.youtube.com/c/InstitutodeEstudosAvançadosUnicamp/

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: geddep@idea.unicamp.br.