“O papel das escolas no desenvolvimento da autonomia e na construção do futuro”

Início: ter, 05/10/2021 – 17:00
Término: ter, 05/10/2021 – 19:00

Marvin W. Berkowitz é professor da University of Missouri – St. Louis

O Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, promove sua atividade inaugural dentro da parceria com o Instituto Unibanco no dia 5 de outubro, às 17h, com uma palestra do Dr. Marvin W. Berkowitz, professor de Educação do Caráter e co-diretor do Centro para Caráter e Cidadania da University of Missouri – St. Louis (UMSL).

A palestra, na modalidade virtual, será em inglês, com tradução simultânea para o português, e poderá ser acompanhada pela página do YouTube do IdEA. Será discutido como as escolas podem contribuir para o desenvolvimento de valores morais em direção à autonomia e vivência em uma sociedade democrática e plural.

Criado em 2021, o grupo “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” é composto principalmente por pesquisadoras(es) internas(os) e externos(as) à Unicamp. As atividades desenvolvidas envolvem estudos teóricos e aplicados com ações junto às escolas e redes de educação contribuindo para que possam construir uma convivência cada vez mais ética e democrática, de forma a promover oportunidades para que a igualdade de direitos se concretize em respeito aos valores humanos fundamentais.

Se quiser receber informações dos eventos do grupo, escreva para geddep@idea.unicamp.br.

Currículo do palestrante:

Marvin W. Berkowitz é professor de Educação do Caráter e Co-Diretor do Centro para o Caráter e Cidadania da University of Missouri – St. Louis (UMSL). Ele dirige a Academia de Liderança em Educação de Caráter (a educação do caráter é compreendida como aquela que promove o desenvolvimento de valores morais em direção à autonomia). Nascido no Queens, em Nova York, ele obteve seu bacharelado em Psicologia pelo SUNY Buffalo e mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento ao Longo da Vida na Wayne State University. Ele é autor de “PRIMED for Character Education (2021), “You Can’t Teach Through a Rat: And Other Epiphanies for Educators” (2012), “Parenting for Good” (2005) e mais de cem capítulos de livros, monografias e artigos de periódicos.  Ele é o co-editor e fundador do Journal of Character Education. Berkowitz recebeu inúmeras homenagens, incluindo o Sanford N. McDonnell Lifetime Achievement Award, da Character Education Partnership (2006), o Good Works Award (2010) e o Kuhmerker Career Award (2013), da Association for Moral Education, e o Professor Thomas Jefferson, da University of Missouri System (2011).

Palestra “O papel das escolas no desenvolvimento da autonomia e na construção do futuro”

Palestrante: Dr. Marvin W. Berkowitz

Data: 5 de outubro de 2021

Idioma: Inglês com tradução simultânea para o português