Início: qua, 18/05/2022 – 19:00
Término: qua, 18/05/2022 – 20:30

Mesa “Juventudes, convivência e violências”

Acontecerá no dia 18 de maio de 2022, das 19h às 20h30, a mesa “Juventudes, convivência e violências”, promovida pelo Grupo Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública (GEDDEP), vinculado ao Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM-Unesp/Unicamp) e o Centro de Pesquisas Transdisciplinar em Educação (CPTE-Instituto Unibanco).

O evento terá como convidadas as professoras e pesquisadoras Miriam Abramovay e Eleonora Figueiredo, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) do Brasil, e Ursula Zurita Rivera, da FLACSO do México. Na mesa serão apresentadas pesquisas que compõem o livro “Reflexões sobre convivências e violências nas escolas”, publicado em 2021 pela FLACSO. Organizada por Abramovay, Figueiredo, Ana Paula da Silva e Marcos Vinícius Sales, a obra reúne autoras e autores da América Latina.

Inicialmente será feita uma análise da situação de jovens, estudantes do ensino médio, em escolas públicas e suas percepções nos diversos espaços onde vivem (escola, família, comunidade), com seus cotidianos de violências vividas, seus problemas e suas questões. Além disso, haverá uma discussão sobre as relações entre os elementos que compõem o clima escolar e as diversas expressões na escola das violências físicas e simbólicas (machismo, LGBTQfobia, racismo e diferenças identitárias, hierárquicas e institucionais) e sobre como o clima escolar tem influência no cotidiano das escolas e pode gerar situações de violências. Por fim, será apresentado um estudo sobre a ciberviolência escolar e a violência digital no ensino superior no México para entender seu desenvolvimento, avanços e desafios atuais.

A mesa será transmitida pelo canal do YouTube do IdEA da Unicamp.

Observações:

– O encontro é gratuito e não será necessária inscrição prévia.

– Haverá certificação para quem estiver presente durante o evento ao vivo e registrar presença na lista partilhada no chat.

– O evento contará com falas em português e espanhol (não haverá tradução).

Mesa “Juventudes, convivência e violências”

Data: 18 de maio de 2022

Acesso: https://bit.ly/juventudes-convivencia-violencias

Organização: GEDDEP-IdEA da Unicamp, GEPEM-Unesp/Unicamp e CPTE-Instituto Unibanco