Centro de Teoria da Filologia

O Centro de Teoria da Filologia (CTF) tem como objeto central o estudo epistemológico de atividades compreendidas no estudo da filologia. Criado em 2015, o CTF nasceu de uma cooperação internacional entre docentes da área de Estudos Clássicos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e o Seminário de Filologia Clássica da Universidade de Heidelberg, na Alemanha. Hoje é composto por pesquisadores atuantes em universidades alemãs, brasileiras, e em outros países, como Dinamarca, Estados Unidos, Hungria, Inglaterra e Suíça. A partir de dezembro de 2021, o CTF foi incorporado como Grupo de Estudo do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.

O termo “Filologia” é aqui entendido de modo amplo, a saber, como uma disciplina que abrange o estudo de textos escritos, antigos e modernos, e cujas tarefas desempenhadas por seus estudiosos envolvem, por exemplo, a colação e classificação de manuscritos, o estabelecimento, edição e tradução de textos, a confecção de notas e comentários, bem como a interpretação e discussão sobre sua exegese, produção e recepção.

A escolha por esse termo tem em vista, por um lado, congregar diversas áreas e abordagens (por exemplo, linguísticas, literárias, filosóficas, históricas, dos estudos culturais) que se dedicam a tarefas subsumíveis sob o nome de Filologia, mas que não raro se encontram institucionalmente separadas ou dispersas. Com a aproximação sob esse viés, visa-se fomentar um ambiente de reflexões sobre as matérias em comum.

Entre os principais objetivos do CTF estão:

• Apoiar iniciativas em Teoria da Filologia, estimulando pesquisadores da Unicamp e de outras instituições a se dedicarem a estudos inovadores sobre essa área e suas fronteiras.
  • Oferecer um caráter mais permanente aos estudos em Teoria da Filologia atualmente desenvolvidos em atividades individuais ou de natureza temporária.
  • Promover a integração de projetos de pesquisa em torno de perspectivas interdisciplinares que constituem o campo de Teoria da Filologia, ampliando paulatinamente as atividades para além da área de Filologia Clássica, que é aquela em que majoritariamente atuam os fundadores do CTF.
  • Dar visibilidade às pesquisas no campo de Teoria da Filologia e afins em colaboração com outras instituições de pesquisa, dentro e fora da Unicamp e do Brasil.

Coordenadores:

Isabella Tardin Cardoso (IEL/Unicamp)

Paulo Sérgio de Vasconcellos (IEL/Unicamp)

Coordenadores do Centro alemão:

Jürgen Paul Schwindt (Universidade de Heidelberg)

Melanie Möller (Freie Universität Berlin)

Membros:

Carol Martins da Rocha (UFJF)

Christian Benne (University of Copenhagen)

Christian Haas (Universidade de Heidelberg)

Eduardo Henrik Aubert (UFRJ)

Erica Angliker (University of London)