Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Manchete

Escola de Verão Brasileira na Grécia: Arte, História e Arqueologia da Antiga Macedônia

A edição de 2024 terá como foco o estudo do Império Macedônio.

A edição de 2024 da Escola de Verão Brasileira na Grécia, que acontecerá entre os dias 2 e 14 de junho, terá como foco o estudo do Império Macedônio, famoso por Alexandre, o Grande, e uma das primeiras e mais significativas culturas globalizadas do mundo antigo. Utilizando o Museu Arqueológico de Tessalônica como base, os participantes visitarão vários locais da cidade e regiões vizinhas para aprender sobre a história, a arqueologia e a arte dos antigos macedônios em relação ao mundo helenístico e romano globalizado.

Os temas explorados incluirão a integração de culturas e a projeção de poder por meio de imagens e monumentos. Os participantes também conhecerão as técnicas que nos permitem recriar este mundo no Museu Arqueológico de Tessalônica por meio do trabalho nos laboratórios que analisam cerâmica e metalurgia e preservam papiros.

Haverá também oportunidades de aprendizagem sobre museologia, incluindo técnicas de apresentação de exposições permanentes e temporárias, bem como as questões envolvidas em projetos arquitetônicos para abrigar exposições. O ciclo combinará uma série preparatória de palestras introdutórias online, por meio do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), e palestras no museu e em vários sítios com os pesquisadores Erica Angliker (British School at Athens e Centro de Teoria da Filologia) e Anastasia Gadoulou (Museu Arqueológico da Tessalônica) e com curadores e especialistas que trabalham nas diversas coleções do museu.

Antes da chegada à Macedônia, os participantes passarão alguns dias em Atenas explorando questões relacionadas a arte, história, arqueologia, globalização e poder e vendo alguns dos locais icônicos da cidade. Os conhecimentos adquiridos durante esta Escola de Verão irão familiarizar os participantes com as culturas antigas altamente influentes da Macedônia e Atenas, e fornecerão um conjunto de competências que podem ser utilizadas em vários contextos educativos.

Nesta edição serão oferecidas 18 vagas, com exigência de compreensão auditiva e comunicação oral em inglês, sendo que o processo de seleção é constituído por avaliação de currículo, carta de apresentação, carta de recomendação e entrevista. Na primeira etapa, os candidatos devem fazer a inscrição e enviar um currículo de uma a duas páginas (para o endereço erica.angliker@gmail.com) para manifestação de interesse. Após a seleção inicial, os interessados serão contatados para envio de carta de apresentação e carta de recomendação. A escolha dos voluntários também inclui uma entrevista com a pesquisadora Erica Angliker, em que será avaliada a adequação do candidato ao programa. A data-limite para inscrição e o envio do currículo é 10 de fevereiro de 2024. O evento é organizado pelo Centro de Teoria da Filologia do IdEA da Unicamp, Museu Arqueológico de Tessalônica, Universidade de Volos, Grécia, e Embaixada do Brasil em Atenas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Ir para o topo