Antígona: entre Filologia e Psicanálise

No dia 12 de abril de 2024, das 10h às 12h, se realizará virtualmente o terceiro encontro do Ciclo de Palestras Filologia e Psiquê, desta vez com o título “Antígona: entre Filologia e Psicanálise”, que contará com o seguinte programa:

10h00 – Abertura

10h15-10h45 – Antígona: Deus, Pátria, Família

Palestrante: Flávio Ribeiro de Oliveira

Docente de Grego Clássico do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, é tradutor de diversas tragédias gregas, como Rei Édipo, Traquínias e Aias de Sófocles, bem como Hipólito e Medéia de Eurípedes, com projeto atual dedicado à tradução e estudo de Antígona. É coordenador do Centro de Estudos Clássicos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp e líder do grupo de pesquisa Estudos de Língua Grega e de Textos Gregos, certificado pelo CNPq.

10h45-11h15 – A atualidade de Antígona

Palestrante: Ana Laura Prates

Psicanalista, escritora e editora. Analista membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Doutora em Psicologia Clínica pela USP, pós-doutora em Psicanálise pela UERJ e Pesquisadora da Unicamp. Autora de “Feminilidade e experiência psicanalítica”, “Da fantasia de infância ao infantil na fantasia” (Larvatus Prodeo) e “La letra de la carta al nudo” (Un decir). Colunista do Jornal GGN e apresentadora do Ouvindo Vozes. Sustenta o Seminário A Heresia Lacaniana no Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

11h15-12h00 – Discussão

O evento é promovido pelo Centro de Teoria da Filologia (CTF) do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), e pelo grupo de pesquisa Psicanálise, Política, Significante (PsiPoLiS), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

LINK PARA INSCRIÇÕES