Inovação e Tradição no Período Arcaico Grego: História, Arte e Arqueologia

Início: seg, 18/04/2022 – 09:00
Término: qua, 20/04/2022 – 12:00

Unicamp sedia em 2022 primeira edição da Escola de Verão Brasileira na Grécia. Foto: Christophe Anagnostopoulos (www.christopheanagno.com)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sedia em 2022 a primeira edição da Escola de Verão Brasileira na Grécia, que neste ano terá como tema Inovação e Tradição em Paros Arcaico. A programação será iniciada com uma série de palestras, entre 18 e 20 de abril, das 9h às 12h, no Instituto de Estudos Avançados (IdEA), com a arqueóloga Erica Angliker, do Danish Institute of Mediterranean Studies (DIOMEDES). A ilha grega de Paros, no arquipélago das Cíclades, foi um dos principais centros da cultura arcaica da Grécia, local de inovações artísticas e renomado como o lar do poeta arcaico Arquíloco.

O ciclo de palestras temáticas Inovação e Tradição no Período Arcaico Grego: História, Arte e Arqueologia, cada uma com duração aproximada de uma hora, será no sistema híbrido – presencial e com transmissão em tempo real – aberto aos alunos e pesquisadores da Unicamp e de outras instituições mediante inscrição, com vagas limitadas. Será obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação da Covid-19, de acordo com as normas da Unicamp.

Além de estudantes da área da arqueologia, as palestras também estão abertas a pesquisadores de artes, filosofia, história e literatura, entre outras áreas afins com interesses nos estudos clássicos. O objetivo é fornecer aos participantes um conhecimento básico sobre o período arcaico, entre 700 a.C. e 480 a.C., principalmente nos aspectos da cultura material. A organização da Escola de Verão também enviará um grupo de estudantes e pesquisadores para uma temporada de três semanas na Grécia, em junho de 2022, com o objetivo de aprofundamento dos estudos e para escavações arqueológicas no sítio de Despotiko. Para este ano, o grupo já foi selecionado, mas está aberta lista de interessados para 2023.

A Escola de Verão Brasileira na Grécia é organizada pelo arqueólogo Yannos Kourayos, curador do Museu Arqueológico de Paros, em colaboração com o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, com apoio do Instituto de Estudos da Linguagem (Programa de Pós-graduação em Linguística) da Unicamp, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada do Brasil em Atenas.

Fotografia de Christophe Anagnostopoulos (www.christopheanagno.com) usada com sua permissão.

Palestras Temáticas Inovação e Tradição no Período Arcaico Grego: História, Arte e Arqueologia

1. Introdução: A Arqueologia do Período Arcaico
  2. O Mediterrâneo: Ecologias Naturais e Humanas