Manchete

O Centro de Teoria da Filologia do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp promove a série de palestras “Filologia e Psiquê”, sobre relações entre ciências dedicadas ao texto e as dedicadas ao estudo da mente e processos psíquicos em geral. O ciclo começa no dia 13 de setembro de 2023, às 15h, com a palestra “Jung filólogo: contribuições da Filologia Clássica para os fundamentos da Psicologia Analítica”, com a doutora Fabiana Lopes da Silveira, pesquisadora de pós-doutorado em Estudos Clássicos na Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve o projeto com apoio da Fapesp. A moderação do evento será feita pelos professores Alexandre Pinheiro Hasegawa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), e Lauro Baldini, do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. O evento virtual é aberto aos interessados mediante inscrição e será transmitido pela plataforma Google Meet.

Apesar de a proeminência da mitologia greco-romana na obra de Carl G. Jung ser amplamente reconhecida, pouca atenção foi dada até o momento para o quanto Jung se mostra familiarizado com o trabalho e os métodos de filólogos clássicos proeminentes de sua época. Entre esses, pode-se citar Károly Kerényi, com quem Jung publicou dois trabalhos a respeito de arquétipos do inconsciente coletivo. Essa colaboração entre filólogo e psicólogo na apresentação de alguns dos conceitos mais influentes promovidos por Jung sugere que a filologia clássica desempenhou um papel significativo no desenvolvimento de uma das disciplinas mais inovadoras do século XX. Esta palestra realizará uma breve investigação sobre a natureza desse papel por meio de duas análises: uma sobre a forma como interpretações de vários filólogos clássicos dos séculos XIX e XX (tais como Friedrich Creuzer, Albrecht Dieterich, James George Frazer e Károly Kerényi) acerca do mito de Deméter e Perséfone parecem ter informado formulações de Jung sobre o arquétipo da mãe e possíveis manifestações do complexo materno, e outra sobre a forma como a atitude de Jung perante uma passagem dos Papiros Gregos Mágicos conhecida como a “Liturgia de Mitra” (PGM  IV.475-834) em Símbolos da Transformação (1952) ilustra não só a sua busca por evidências empíricas para provar a existência de um inconsciente coletivo, mas também a sua ambiciosa visão para a Psicologia Analítica enquanto disciplina emergente.

Fabiana Lopes da Silveira é formada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (2011), mestra em Linguística (subárea: Estudos Clássicos) pela mesma universidade (2014) e doutora em Línguas e Literatura Clássicas pela Universidade de Oxford (2021). Durante o mestrado, foi membro visitante do Corpus Christi College Centre for the Study of Greek and Roman Antiquity (Oxford). Atuou como professora substituta de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal do Paraná (julho/2021 a janeiro/2023). Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve o projeto “Jung Filólogo: o papel da Filologia Clássica nos fundamentos da Psicologia Analítica”, além de ser membro do Centro de Teoria da Filologia do IdEA.

Palestrante: Fabiana Lopes da Silveira (Unicamp)

Moderadores: Alexandre Hasegawa (USP) e Lauro Baldini (Unicamp)

Data: 13 de setembro de 2023

Acesso: Google Meet, mediante inscrição

Organização: Centro de Teoria da Filologia – IdEA

Audiodescrição:banner do evento com informações já citadas no texto.