A Antiguidade de Freud: objeto, ideia, desejo

sexta 08 mar
sexta 08 mar
Freud em Londres

Ao entrar no escritório de Freud em sua antiga residência em Londres (20 Maresfield Gardens), qualquer pessoa ficará imediatamente impressionada com a imensa variedade de estatuetas, livros e obras de arte à vista que originaram do mundo antigo ou que foram inspiradas por este. Freud era um colecionador compulsivo de antiguidades que, segundo a poetisa H.D., estavam intimamente ligadas ao desenvolvimento dos conceitos e métodos da psicanálise. Certa vez, Freud afirmou ter lido mais livros sobre arqueologia do que sobre psicologia, e a antropologia e os estudos clássicos lhe serviram como constantes fontes de inspiração. Porém, ao longo do processo de institucionalização da teoria freudiana, essa rica e vital fonte de inspiração foi negligenciada; há uma tendência de se apresentar uma versão de “Freud, o teórico” como distinta de “Freud, o colecionador”. De fato, ao passo que muitos dos conceitos de Freud – o complexo de Édipo, a repressão, a inveja do pênis – entraram na linguagem corrente de muitas línguas, apenas uma pequena parte do grande público tem ideia de que as teorias de Freud surgiram de um engajamento intenso com a arqueologia do século XIX, por meio da qual ele buscou materializar as suas ideias e torná-las reais – fazer com que elas importassem. O evento virtual analisará atentamente a “metáfora arqueológica” no pensamento de Freud e refletirá sobre a tensão entre “objeto” e “ideia” em seu engajamento com a Antiguidade. O evento, que é promovido pelo Centro de Teoria da Filologia (CTF), do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), e pelo grupo de pesquisa Psicanálise, Política, Significante (PsiPoLiS), do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), terá como moderadores Fabiana Lopes da Silveira, Isabella Tardin Cardoso e Lauro Baldini.

ATENÇÃO: As palestras serão em língua inglesa e pela plataforma de vídeo Google Meet.

Miriam Leonard é professora de Literatura Grega e a sua Recepção no University College London. A sua pesquisa explora a história intelectual dos clássicos greco-romanos no pensamento europeu moderno desde o século XVIII até o presente. Ela é autora das obras Athens in Paris: Ancient Greece and the Political in Post-War French Thought (Oxford University Press, 2005), How to Read Ancient Philosophy (Granta, 2008), Socrates and the Jews: Hellenism and Hebraism from Moses Mendelssohn to Sigmund Freud (University of Chicago Press, 2012) e Tragic Modernities (Harvard University Press, 2015). Ela foi a curadora da exposição “Freud and Egypt” e, com Daniel Orrells e Richard Armstrong, co-curadora da exposição “Freud’s Antiquity: Object, Idea, Desire” (2023) no Freud Museum (Londres).

Daniel Orrells é professor de Estudos Clássicos no King’s College London. A sua pesquisa explora a recepção da antiguidade na história intelectual e cultural moderna desde o início do período moderno até a atualidade. Ele é autor das obras Classical Culture and Modern Masculinity (Oxford University Press, 2011), Sex: Antiquity and Its Legacy (IB Tauris/Oxford University Press, 2015) e Antiquity in Print: Visualizing Greece in the Eighteenth Century (Bloomsbury, 2024). Com Miriam Leonard e Richard Armstrong, foi co-curador da exposição “Freud’s Antiquity: Object, Idea, Desire”, 2023) no Freud Museum (Londres).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS