Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícia

Escola de Verão na Grécia recebe inscrições para 2023

Imersão na cultura grega inclui visitas a museus, acervos históricos e santuários e participação em escavação arqueológica no mar Egeu

Autor: Divulgação IdEA

Edição 2022 da Escola de Verão Brasileira na Grécia

Escola de Verão Brasileira na Grécia 2023 

A Unicamp promove em 2023 a segunda edição da Escola de Verão Brasileira na Grécia. Como na versão anterior, a proposta é propiciar uma imersão na cultura grega para alunos, pesquisadores e professores de estudos clássicos, arqueologia, história, filosofia e afins. Os participantes terão contato com a cultura material da Grécia antiga visitando museus, acervos históricos e santuários e participando ativamente de uma escavação arqueológica no mar Egeu.

A Escola de Verão Brasileira na Grécia é uma iniciativa do Centro de Teoria da Filologia do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), em parceria com o arqueólogo Yannos Kourayos, curador do Museu Arqueológico de Paros. Conta ainda com o apoio do Centro de Estudos Clássicos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e do Programa de Pós-graduação em Linguística do IEL, bem como do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil em Atenas. Na edição de 2023, cujo tema é “Arché: arte, ciência e cultura no Arquipélago Cicládico”, serão abordados diversos aspectos da arte, religião e cultura da civilização da ilha de Paros, bem como das demais ilhas do arquipélago das Cíclades.

Uma etapa inicial das atividades será sediada na Unicamp, com um ciclo de palestras a serem realizadas no início do semestre letivo de 2023. A estada em Atenas ocorrerá nas primeiras semanas de junho de 2023. 

A Escola tem um número limitado de participantes, por isso haverá uma seleção dos inscritos, composta de entrevista e análise de documentos, que incluirão, entre outros, comprovação de filiação à instituição de ensino e atestado médico compatível com as atividades a serem realizadas (a serem apresentados após a seleção, em até sete dias), currículo resumido (máximo de cinco páginas) e duas cartas de recomendação.

Os interessados serão oportunamente informados sobre custos e outros detalhes da viagem. A seleção não implica oferecimento de bolsas ou outros recursos.

Como a escavação exige resistência física dos participantes, uma programação alternativa para os que não puderem atuar na diretamente escavação, com estada em instituições de pesquisa em Atenas, está sendo estudada.

Saiba mais sobre a edição 2022 da Escola de Verão.

As inscrições para a candidatura na edição 2023 da Escola devem ser realizadas abaixo até 15 de dezembro de 2022:

Foto: Alex Augusto Marcelo, feita com drone.

Ir para o topo