Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Oficina: “Explorando os Vulcões Ativos da Terra e do Sistema Solar”

A cientista brasileira Rosaly Lopes oferecerá durante sua temporada na Unicamp a oficina "Explorando os Vulcões Ativos da Terra e do Sistema Solar".

A cientista brasileira Rosaly Lopes, pesquisadora do Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, cientista residente do Programa “Cesar Lattes” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), oferecerá durante sua temporada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a oficina “Explorando os Vulcões Ativos da Terra e do Sistema Solar”, nos dias 23 de agosto e 20 de setembro de 2024 , das 14h às 16h, pela plataforma de chamadas de vídeo Google Meet. O evento é aberto a todos e destinado não apenas a especialistas e pesquisadores da área, mas também a um público mais amplo interessado em ciência, astronomia e exploração espacial. Vice-diretora da Diretoria de Ciências Planetárias do JPL, um dos principais centros de pesquisas da agência espacial estadunidense, Lopes vai abordar temas relacionados às suas pesquisas em geologia planetária, vulcanologia e astrobiologia.

Os planetas e luas do Sistema Solar são mundos incrivelmente diversos, com histórias antigas e dramáticas. Gravada em suas superfícies está uma história fascinante – de fogo e gelo, de ordem e de mudanças repentinas, de grandes cataclismos e mudanças lentas. Vulcões são comuns em todo o Sistema Solar e erupções vulcânicas estão entre os espetáculos mais impressionantes da natureza. À medida que exploramos vulcões na Terra e em outros mundos, encontramos uma grande variedade de paisagens – até mesmo vulcões de gelo. Vamos discutir a diversidade de vulcões na Terra e, em seguida, viajar através do Sistema Solar, discutindo o que missões espaciais como Messenger, Magalhães, as muitas missões a Marte, as missões Galileu, Juno e Cassini revelaram sobre os vulcões no Sistema Solar. Esses vão desde as planícies de lava de Mercúrio até o provável vulcanismo ainda ativo em Vênus e grandes edifícios vulcânicos em Marte, até os poderosos vulcões na lua de Júpiter Io e os enigmáticos criovulcões em Encélado e outras luas geladas do sistema solar externo. Clique aqui para saber mais sobre a programação completa.

LINK PARA INSCRIÇÕES

Ir para o topo