Manchete

14:00
sexta 01 dez
16:00
audiodescrição: imagem em colorida, ao centro Marcelo Paiva, ao fundo imagens com filtro vermelho.

O escritor, roteirista e dramaturgo paulistano Marcelo Rubens Paiva é o novo convidado do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. A programação, intitulada “Do começo até aqui”, inclui palestra e oficinas entre os meses de outubro e dezembro de 2023. A palestra inaugural do ciclo de atividades, “Marcelo Rubens Paiva: a missão de um escritor”, acontecerá presencialmente no dia 20/10, às 14h, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), apresentando uma retrospectiva de seus de 40 anos de carreira, suas passagens pela Unicamp como estudante de engenharia agrícola no final da década de 1970 e como mestrando em teoria literária no IEL. Na sequência, nos dias 27/10, 10/11, 17/11, 24/11, 01/12, sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h, acontecem as cinco oficinas literárias no formato virtual, mediante inscrição e com vagas limitadas.

Nascido em São Paulo, em 1959, Paiva chamou a atenção da crítica e do público com sua primeira obra, o best-seller “Feliz Ano Velho”, publicado em 1982 e vencedor do Prêmio Jabuti de 1983. Depois da estreia com o livro brasileiro mais vendido na década de 1980, tendo tradução para seis idiomas, escreveu “Blecaute” (1986), “Ua:brari” (1990), “Bala na Agulha” (1992), “Não És Tu, Brasil” (1996), “Malu de Bicicleta” (2003), “A Segunda Vez Que Te Conheci” (2009), “Ainda Estou Aqui” (Prêmio Jabuti de 2015), “Meninos em Fúria” (2016), “Menino e o Foguete” (Prêmio Jabuti de 2017), “Orangotango Marxista” (2018) e os livros de crônicas “As Fêmeas” (1994), “O Homem Que Conhecia as Mulheres” (2006) e “O Homem Ridículo” (2019). Produziu diversos roteiros para televisão e cinema, escreveu e dirigiu peças de teatro e atuou como colunista em veículos da imprensa nacional. Formado em Rádio e TV, em 1988, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Paiva conquistou três vezes o Prêmio Jabuti e recebeu as premiações Moinho Santista, em 1985, e o Shell de Teatro, em 2000. Atualmente, é escritor contratado da editora Companhia das Letras e colunista do jornal O Estado de São Paulo.

audiodescrição: imagem colorida, cartaz do evento com informações já citadas no texto.

Marcelo Rubens Paiva: a missão de um escritor

Data: 20/10/2023

Horário: das 14h às 16h

Local: Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp

Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas

Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp

Observação: Não é necessária inscrição para a palestra

Transmissão: YouTube do IEL

Oficina literária com Marcelo Rubens Paiva

Datas: 27/10, 10/11, 17/11, 24/11 e 01/12/2023

Horário: das 14h às 16h

Ementa: A proposta da oficina é mostrar o processo criativo de um dos autores mais premiados do país. Os candidatos selecionados serão convidados a compreender como o autor elaborou algumas de suas obras mais relevantes, incluindo seus dilemas, bem como o processo de edição até a revisão. Os inscritos serão sugestionados a escrever biografia ou ficção, conto, crônica, novela ou romance e a debater com o autor o processo de criação.

Local: Modalidade virtual

Plataforma de transmissão: Google Meet

Observação: Número limitado de vagas, mediante inscrição abaixo

Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp

Oficina 1 | A teoria é fundamental?

*leitura de trechos de “Feliz Ano Velho”

Oficina 2 | Primeiras escolhas: o narrador; será ficção ou não ficção?

*leitura de trechos de “Meninos em Fúria”

Oficina 3 | Diferenças entre estória (consciência) e motivo (inconsciente), resumo e premissa. Fluxo de consciência. O conto.

*leitura de trechos do conto “Traição”

Oficina 4 | O Personagem e a autoficção. O gênero autoficção.

*leitura de trechos de “Do começo ao fim”

Oficina 5 | O desenvolvimento literário. O processo de escrita. A trama. Diálogo. Como terminar. Por que contar estórias? Os dilemas na revisão.

*leitura de trechos de “Ainda Estou Aqui”

Inscrições para Oficina literária com Marcelo Rubens Paiva