A Equipe HydroGenius foi anunciada como a vencedora do H2Ótimo na sexta-feira (15), na cerimônia de encerramento da premiação coordenada pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com a consultoria e provedora de soluções de energia PSR. Formado por profissionais, pós-graduandos e graduando ligados à Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e à Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), o grupo fez uma apresentação de sua solução para a obtenção da maior renda possível em um projeto de produção de hidrogênio verde gerado pela eletrólise da água com energia produzida por fontes renováveis.

A HydroGenius terá direito a uma estadia técnica na PSR, passagem aérea e despesas com estadia para apresentação da solução, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.500,00 e um certificado de solução vencedora. O time é composto por Francisca Dulcinéia da Cruz Gomes, Jéssica Alice Alves da Silva, Juan Camilo López Amezquita, Juan Carlos Cortez Aucapiña, Lucas Zenichi Terada e Luiza Higino Silva Santos.

Aberta também a alunos e pesquisadores de outras instituições, a iniciativa recebeu 27 inscrições, 12 individuais e 15 grupos, inicialmente divididas em quatro categorias: estudantes de graduação, estudantes de mestrado, estudantes de doutorado e profissionais.

A proposta para a criação do H2Ótimo nasceu durante o período de residência científica do engenheiro eletricista Mario Veiga no Programa “Cesar Lattes” do IdEA, no segundo semestre de 2022. Segundo Veiga, que é diretor-fundador e chief innovation officer da PSR, existe um grande potencial de demanda internacional por produtos verdes, como aço, fertilizantes e combustível de aviação, e a grande disponibilidade de recursos de geração renovável e de biomassa tornam o Brasil competitivo para esses mercados verdes.

O tema tem ganhado cada vez mais relevância no debate nacional a partir do crescimento da demanda por combustíveis sustentáveis. No final de novembro, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que institui o Programa Nacional do Hidrogênio Verde, regulamentando a produção de hidrogênio considerado de baixa emissão de carbono, estabelecendo uma certificação voluntária e criando incentivos tributários. A iniciativa parlamentar pode ajudar o país a atingir as metas de redução de emissão de gases do efeito estufa previstas no Acordo de Paris.

Durante a abertura da cerimônia virtual de premiação, Veiga abordou a ligação da PSR com a Unicamp, sua experiência como cientista residente do IdEA, como surgiu a proposta do prêmio e deu detalhes sobre uma nova parceria entre a Universidade e a consultoria de energia. Depois, o diretor executivo da PSR, Rafael Kelman, fez uma palestra sobre planejamento da produção de hidrogênio verde.

Kelman elogiou o trabalho apresentado pela HydroGenius e a estratégia adotada pelo grupo de redução dos cenários para buscar a solução e se disse muito honrado de participar dessa iniciativa. “Desde criança, lendo sobre ciência e inovação, o nome Unicamp aparece com uma frequência absurda. É um motivo de orgulho, para todo brasileiro, ter uma instituição como a Unicamp, e poder fazer parte dessa cerimônia com vocês nos enche de alegria.”

Nos três meses em que foi cientista residente, Mario Veiga promoveu um ciclo de palestras com temas diversos sobre energia – análise histórica sobre os problemas de organização institucional do setor, previsões para a geração de energia no Brasil e a importância de uma ação coordenada na busca pela racionalidade energética –, além de ter participado de reuniões com grupos de alunos, pesquisadores e professores da Unicamp.

O coordenador do IdEA, Christiano Lyra, que também é professor da FEEC, declarou na premiação que, apesar de o cronograma ter sido muito apertado, houve a inscrição de 27 equipes. Mesmo com um grau elevado de dificuldade para o desafio, Lyra disse estar muito satisfeito que uma equipe, a Hydrogenius, tenha apresentado uma proposta bem elaborada para tratar desse problema em um tempo tão curto.

“Não é um problema fácil, embora tenhamos um recorte muito bem definido, mas é um início, já que o problema é bem mais amplo, que inclui decisão de sites, levar em conta a estrutura auxiliar, de sistema elétrico, de estradas, de escoamento da produção, problemas esses que não tratamos. Mas o que tratamos é suficientemente difícil para estimular a criatividade dos nossos talentos, tanto para pesquisas quanto para criar oportunidades e postos de trabalho desenvolvendo essas metodologias de planejamento”, afirmou Lyra.

Veiga explicou que a proposta era fazer um prêmio que pudesse ajudar a aglutinar as pessoas, formando centros de discussão que as motivassem a aprender juntos. O problema colocado foi descobrir qual a maneira mais econômica de produzir hidrogênio verde usando a eletricidade. De acordo com o Veiga, o resultado mais interessante desse processo foi a criação de uma parceria formal entre a Unicamp e a PSR.

“Estamos muito entusiasmados. Para nós, isso é algo estratégico e pretendemos tornar essa parceria muito ativa, a partir de 2024, com muitos projetos e atividades conjuntas. Ser cientista residente foi uma oportunidade espetacular, foi muito especial para mim, e agradeço imensamente a Unicamp pela oportunidade de rever velhos amigos, fazer novas amizades e conhecer a nova geração de professores e estudantes.”

Foi firmado um memorando de entendimento entre a PSR e a Unicamp com objetivo de fomentar colaborações no ambiente da Unicamp, Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), centros de pesquisas e empresas inovadoras. Um primeiro fruto será o workshop “Energia e Sustentabilidade – Prospecção de Oportunidades de Colaborações e Sinergias”, em data a ser anunciada em breve, para troca de experiências entre iniciativas da Universidade e de empresas brasileiras com inovações na área de energia.