Palestra de divulgação científica “Do que é feito o universo?”

Início: sex, 27/11/2020 – 16:00
Término: sex, 27/11/2020 – 18:00

Palestra de divulgação científica “Do que é feito o universo?”

Cientista residente do Programa “Cesar Lattes” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, o físico Rogério Rosenfeld oferece no dia 27 de novembro, às 16h, a palestra “Do que é feito o universo?”, voltada a alunos de ensino médio, graduação e público em geral interessado no estudo do universo. Com transmissão pelas redes sociais do IdEA, o evento online não requer inscrição prévia e os participantes poderão enviar perguntas pelo chat do YouTube.

Grandes avanços recentes no estudo do universo chegaram a um modelo surpreendente que descreve todas as observações realizadas até o momento. Esse modelo é conhecido como Modelo Padrão da Cosmologia e descreve um universo dominado por matéria escura e energia escura. Nesta palestra será apresentada uma descrição da evolução de ideias e medidas que culminaram nesse modelo, enfatizando experimentos recentes como o Dark Energy Survey (DES), do qual um grupo brasileiro participa.

Professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rogério Rosenfeld também é vice-diretor do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da União de Físicos de Países de Língua Portuguesa. Graduado (1982) e mestre (1984) em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), é doutor (1990) pela Universidade de Chicago.

Em seu currículo, soma uma centena de artigos publicados em revistas científicas internacionais e dois livros de divulgação científica, “Feynman e Gell-Mann: Luz, quarks, ação” (Editora Odysseus, 2003) e “O cerne da matéria” (Companhia das Letras, 2013). Rosenfeld é membro do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), vice-coordenador do INCT do e-Universo e membro das colaborações internacionais Dark Energy Survey (DES) e Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time (LSST).

Apresentação: Hoje sabemos que apenas cerca de 5% do universo é composto da mesma coisa que nós somos feitos: átomos. Os restantes 95% estão na forma de matéria escura (25%), um novo tipo de matéria que não interage com a luz, e uma misteriosa energia escura (70%), responsável pela expansão acelerada do universo. Nesta palestra apresentaremos os desenvolvimentos que levaram a essa descrição do universo.

Palestra “Do que é feito o universo?”

Palestrante: Rogério Rosenfeld, físico

Data: 27 de novembro de 2020

Carga horária: duas horas de duração

Público-alvo: alunos de graduação e ensino médio e público em geral