O professor norte-americano David Konstan, da New York University (NYU), abriu nesta quinta-feira (30), no Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), a série de conferências que ele está proferindo como convidado do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Nome de referência nos Estudos Clássicos, Konstan fará ao todo oito palestras, entre março e junho, intituladas “Vingança, Retribuição e Reconciliação: da Antiguidade aos dias atuais”.

Catedrático em grego clássico e reconhecido por seus estudos nas áreas de História das Emoções, História das Religiões e História do Perdão, o docente discorre sobre suas pesquisas de textos da Antiguidade grega e romana que permitem observar a presença e o funcionamento das noções de vingança, retribuição e reconciliação em seu contexto cultural até a contemporaneidade.