O Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp informa, com pesar, o falecimento do professor Erney Plessmann de Camargo, membro do seu Conselho Científico e Cultural, no dia 3 de março, aos 87 anos. O médico era docente do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) e integrava o Conselho do IdEA desde sua primeira composição, em 2017, quando o órgão foi criado com a função de apoiar a formulação da política de gestão acadêmica, administrativa e financeira do Instituto.

Parasitologista e protozoologista, era professor emérito da USP, onde trabalhou com diversidade, taxonomia, filogenia e evolução de tripanosomatídeos. Camargo graduou-se em Medicina (1959) pela USP, instituição em que também obteve o doutorado (1969) e a livre-docência (1979). Foi professor titular do ICB e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pró-reitor de Pesquisa da USP, diretor do Instituto Butantan e presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp

Campinas, 6 de março de 2023