Ciclo de palestras debate literatura, arte e cultura na Antiguidade

Atividade promovida pelo Centro de Teoria da Filologia do IdEA integra Escola de Verão Brasileira na Grécia

Autor: Divulgação IdEA

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado em junho de 2022 a primeira edição da Escola de Verão Brasileira na Grécia, prossegue com eventos ligados ao tema. Dando continuidade às séries de palestras do projeto – uma delas realizada na Casa do Brasil em Atenas – haverá entre 20 e 22 de outubro deste ano mais um evento promovido pelo Centro de Teoria da Filologia, parte do Instituto de Estudos Avançados (IdEA).

Intitulado Arkhé: Literatura, Arte e Cultura na Antiguidade”, o atual ciclo de palestras (cada uma com meia hora de duração) conta com a participação de pesquisadores internacionais (que falarão em inglês) e nacionais (em português). O evento será transmitido online em tempo real e aberto a alunos e pesquisadores da Unicamp e de outras instituições e ao público em geral. A participação se dará mediante inscrição, com vagas limitadas.

Além de estudantes da área dos estudos da Antiguidade, as palestras podem ser de especial interesse aos que se dedicam a artes, educação, filosofia, história, literatura e religião em geral, entre outras áreas afins aos Estudos Clássicos.

O título Arkhé – em grego “princípio”, não apenas no sentido temporal, quanto estruturante, resume o objetivo deste ciclo, que é o de fornecer aos participantes informações atualizadas e reflexões sobre assuntos diversos das civilizações grega e romana antigas, com um enfoque na cultura material. Além disso, chama-se atenção para os modos como as diferentes disciplinas (filologia, literatura, linguística, arqueologia, história, entre outras) dialogam.

Com isso, o público ouvirá sobre os templos, deuses, rituais e sonhos (Sessão 1), sobre a poesia de Homero, monstros na arte grega e escravidão (Sessão 2), sobre o movimento helenístico em Delos, a semântica da arte em cerâmica, a escravidão, a importância dos clássicos (Sessão 3), sobre arqueologia e vida, santuários, cavernas e cidades (Sessão 4).

A organização da Escola de Verão está selecionando estudantes e pesquisadores para uma temporada de três semanas na Grécia, em 2023, com o objetivo de aprofundamento dos estudos e para escavações arqueológicas no sítio de Despotiko, a exemplo do que ocorreu em 2022.

O ciclo internacional de palestras da Escola de Verão é organizado por Érica Angliker (British School at Athens) e, na Unicamp, por Isabella Tardin Cardoso (Centro de Teoria da Filologia do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), em colaboração com Flávio Ribeiro de Oliveira, Patricia Prata (Centro de Estudos Clássicos do IEL) e Pedro Paulo Funari (IFCH). O ciclo de palestras tem apoio também do Instituto de Estudos da Linguagem (Programa de Pós-graduação em Linguística) da Unicamp, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada do Brasil em Atenas.

Fotografia de Yannos Kourayos usada com sua permissão.

Confira a programação completa.