Residência de Mario Veiga

Referência internacional do setor elétrico, Mario Veiga inicia atividades do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente. Inscrições aqui.

Autor: Da Redação

O engenheiro eletricista Mario Veiga iniciou, na quarta-feira (14), uma série de atividades dentro do programa “Cesar Lattes” de Cientista Residente, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA). Como convidado da quarta edição do programa, Mario Veiga proferiu palestra inaugural para pesquisadores e alunos da Universidade no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

No dia 15 (quinta-feira), o cientista esteve reunido no IdEA com um grupo de docentes interessados na sua área de atuação. Mario Veiga é um nome de referência do setor elétrico no Brasil e no exterior, com vasta experiência acadêmica, empresarial e de consultoria ao setor público.

“Energia do Futuro & Futuro da Energia” é o título da residência de Veiga que durante três meses, além de palestras e encontros com docentes, promoverá um ciclo de palestras, reuniões com grupos de interesse e uma premiação voltada à busca de soluções científicas para problemas energéticos.

O próximo evento acontece em 5 de outubro, quando o convidado discutirá os recursos tecnológicos de três eixos que deverão impulsionar o futuro do setor energético: a digitalização, a descentralização e a descarbonização. O terceiro encontro, em 26 de outubro, apresentará um histórico sobre os problemas de organização institucional do setor de energia do Brasil desde a década de 1960.

No dia 9 de novembro, a apresentação final terá como foco a importância de realizar uma ação coordenada entre universidades, centros de pesquisa, agências governamentais, empresas privadas e organizações da sociedade a fim de buscar um caminho de racionalidade energética para o país. Todas as palestras ocorrerão no Auditório do Imecc, das 14h30 às 17h.