ENESIN

ENESIN22 reúne estudantes

As assembleias presenciais do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 no IdEA permitem maior interação e apresentação de projetos.

Autor: Guilherme Gorgulho

A 8ª assembleia do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN22) reuniu grupos de alunos na quinta-feira (28/4) na sede do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Após sete assembleias realizadas de modo remoto, essa foi a primeira reunião em que os estudantes, professores e a organização do evento puderam encontrar de forma presencial os demais integrantes. O ENESIN22 é uma iniciativa do IdEA em parceria com a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp.

Três dos cerca de 30 grupos inscritos fizeram apresentações sobre seus temas, permitindo uma visão da gama de questões que estão sendo abordadas. Os temas foram: documentação e memórias das periferias, aplicação do método de volumes finitos na modelagem do Rio Paraopeba (MG) e administração e manuseio de resíduos sólidos em Campinas.

Um ponto central do projeto é a interdisciplinaridade. Ela deve permear a resolução dos problemas em discussão. Para estimular os estudantes a buscarem estratégias interdisciplinares, o ENESIN22 propôs a formação de grupos de alunos, de disciplinas distintas e níveis de formação variados, para analisar e sugerir soluções para questões relevantes para a sociedade. Na realização dos projetos, as equipes, com três a seis estudantes, podem ser auxiliadas por professores ou funcionários da Unicamp, ou mesmo de fora da instituição.

Os organizadores do evento avaliaram como bem-sucedido o encontro presencial, que permitiu maior interação entre as pessoas e a troca de impressões sobre as estratégias adotadas pelos grupos na execução de seus projetos. Após meses de interação virtual, os membros de alguns dos grupos ainda não haviam se encontrado pessoalmente.