Sem categoria

Escola de Verão levará pesquisadores da Unicamp para escavação arqueológica na Grécia

A Unicamp promove em 2022 a primeira edição da Escola de Verão Brasileira na Grécia. A proposta é propiciar uma imersão na cultura grega para alunos, pesquisadores e professores de estudos clássicos.

Autor: Guilherme Gorgulho

A Unicamp promove em 2022 a primeira edição da Escola de Verão Brasileira na Grécia. A proposta é propiciar uma imersão na cultura grega para alunos, pesquisadores e professores de estudos clássicos, arqueologia, história e filosofia. Eles poderão ter contato com a cultura material da Grécia antiga visitando museus, acervos históricos e santuários e participando ativamente de uma escavação arqueológica no mar Egeu.

A Escola de Verão Brasileira na Grécia é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), em parceria com o arqueólogo Yannos Kourayos, curador do Museu Arqueológico de Paros, e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil em Atenas. Neste ano, o tema será “Inovação e Tradição em Paros Arcaico”. Serão abordados diversos aspectos da cultura, arte e religião da civilização da ilha de Paros, no arquipélago das Cíclades.

A Unicamp sediará a etapa inicial das atividades com um ciclo de palestras da arqueóloga Erica Angliker, do Danish Institute of Mediterranean Studies (Diomedes), intitulado “Inovação e Tradição no Período Arcaico Grego: História, Arte e Arqueologia”. As palestras serão realizadas nos dias 18, 19 e 20 de abril, na sede do IdEA.