ENESIN

ENESIN22 reúne grupos para discussão de projetos na sétima assembleia

A possibilidade de maior interação entre os estudantes com o retorno das aulas presenciais tem estimulado a organização e os participantes do ENESIN22, que realizará a sétima assembleia remota no dia 22 de março.

Autor: Guilherme Gorgulho

A possibilidade de maior interação entre os estudantes com o retorno das aulas presenciais tem estimulado a organização e os participantes do ENESIN22 (Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022), que realizará a sétima assembleia remota no dia 22 de março, às 13h. A comunicação virtual permitiu que a formação de grupos tivesse início em setembro de 2021, mas a experiência sem a intermediação de ferramentas tecnológicas deve aproximar os alunos e ajudá-los a elaborar propostas e estratégias.

Os organizadores preveem que a partir de abril será possível organizar uma assembleia híbrida no campus de Campinas. Segundo o professor José Mario Martinez, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA – órgão responsável pela organização do evento juntamente com a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp –, os grupos têm um desenvolvimento desigual, como era esperado, mas o contato com docentes deve estimular as equipes.

Martinez considera que a principal dificuldade são as diretrizes que os alunos esperam de docentes ou supervisores. “Os alunos estão acostumados a serem orientados. Como professores, é nossa obrigação orientar. Entretanto, é bom ter uma instância no desenvolvimento dos estudantes em que a desorientação criativa possa prevalecer”, opinou.

As inscrições para novos grupos continuam abertas, com um cronograma de conclusão até setembro de 2022. Na próxima reunião virtual poderão participar estudantes e profissionais de dentro e de fora da Unicamp. Na assembleia de 22 de março, as equipes já estruturadas serão convidadas a realizar breves apresentações para acompanhamento das atividades e para atrair novos integrantes, sempre com o mote da interdisciplinaridade.