Conselho Científico e Cultural do IdEA perde físico Ronald Shellard

Com pesar, a coordenação do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp informa o falecimento do físico Ronald Cintra Shellard, membro do seu Conselho Científico e Cultural. Natural de São Paulo, Shellard faleceu no dia 7 de dezembro, aos 73 anos. Ele integrava o Conselho do IdEA desde 2017, quando o órgão foi criado com a função de apoiar a formulação da política de gestão acadêmica, administrativa e financeira do Instituto.

Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) desde 2015, Shellard era pesquisador titular da instituição desde 1994. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP), em 1970, fez mestrado pelo Instituto de Física Teórica, em 1973, e doutorado em Física pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, em 1978. Foi professor do Instituto de Física Teórica (IFT) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp

Campinas, 9 de dezembro de 2021