Engajamento de alunos marca residência científica de Rogerio Rosenfeld no IdEA

Autor: Guilherme Gorgulho

Foi concluída com um saldo muito positivo, no dia 3 de dezembro, a participação do físico Rogerio Rosenfeld como convidado do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. O professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) esteve ao longo de novembro e começo de dezembro realizando atividades a distância que incluíram uma palestra de divulgação científica e um minicurso sobre cosmologia.

Inicialmente, a coordenação do IdEA esperava trazê-lo, no primeiro semestre de 2020, para o campus de Campinas em um modelo de residência que tem sido bem-sucedido por permitir a interação mais próxima entre cientistas de destaque do Brasil e do exterior e alunos e pesquisadores envolvidos no estudo de temas na fronteira do conhecimento. Com a pandemia, Rosenfeld adaptou seus planos para a modalidade virtual, o que impediu um contato informal e pessoal, mas viu o curso ser enriquecido por uma participação ampla de interessados de diversas regiões brasileiras e até mesmo de outros países da América Latina.