Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Sem categoria

Busca de respostas sobre o universo é tema do físico Rogério Rosenfeld no IdEA

O físico Rogério Rosenfeld é o novo convidado, em novembro, do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.

Autor: Guilherme Gorgulho

Quando o jovem paulistano Rogério Rosenfeld era calouro no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp, no final da década de 1970, começou a amadurecer a ideia de direcionar sua carreira acadêmica para a física teórica de partículas elementares. A efervescência das discussões científicas do ambiente daquela nova universidade era contagiante, entre elas as aulas ao ar livre do renomado físico Cesar Lattes, que naquele momento questionava, equivocadamente, a teoria da relatividade restrita de Albert Einstein. Apesar da afinidade com o Departamento de Raios Cósmicos, Rosenfeld sentiu falta de professores com linhas de pesquisa mais próximas de sua área de interesse, levando-o a trocar o curso em Campinas pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

Quarenta anos depois, com uma carreira reconhecida e consolidada na cosmologia, Rosenfeld volta à Unicamp em novembro como convidado do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente, no Instituto de Estudos Avançados (IdEA), para desenvolver atividades remotas voltadas a alunos, pesquisadores e público interessado em divulgação científica e nas descobertas sobre o funcionamento do universo.


https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/11/03/busca-de-respostas-sobre-o-universo-e-tema-do-fisico-rogerio-rosenfeld-no-idea

Ir para o topo