Notícias

O esforço de comunicação sobre o papel da universidade pública deve ser intensificado neste momento de cerco orçamentário, ataque ideológico e aberta hostilidade por parte do governo federal, afirmou o filósofo João Carlos Salles durante a conferência “A Crise da Universidade”.

A Unicamp recebe nesta quarta-feira (9) o presidente da Andifes e reitor da UFBA, João Carlos Salles, para uma conferência sobre a “A Crise da Universidade”.

Cientista italiano desenvolveu atividades como residente no Instituto de Estudos Avançados da Unicamp em setembro.

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo abriu nesta quarta-feira (18) o ciclo de conferências “A Crise Brasileira” discutindo como as transformações na economia global refletem diretamente no cenário brasileiro de estagnação, desindustrialização e ascensão do capital financeiro.

O economista e professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo foi o primeiro convidado do ciclo de conferências “A Crise Brasileira”, que está sendo promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da Unicamp, em parceria com a Reitoria.

O cientista italiano Francesco Vissani atraiu um grande público para o Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), na tarde desta quarta-feira (11), discorrendo sobre o tema “Por que o Sol brilha?”.

O Ciclo de Conferências “A Crise Brasileira” é uma iniciativa da Reitoria e do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp para trazer nomes importantes de diversas áreas do conhecimento para a Universidade como forma de estimular a discussão de temas atuais.

O IdEA iniciou deu início às atividades do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente com a vinda do físico italiano Francesco Vissani, professor do Gran Sasso Science Institute (GSSI).

Começou nesta quinta-feira (29) a série de encontros com o cineasta Ugo Giorgetti, intitulada “Dora e Gabriel: a realização do filme”. Nessa primeira palestra, o diretor, roteirista e produtor paulistano apresentou ao público o making-ofdo longa-metragem e discutiu como o roteiro foi transposto para as telas.

O autor participou em 20 de agosto da primeira atividade como convidado do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente do IdEA.