Notícias

Físico e historiador da ciência Olival Freire Junior estudou o panorama brasileiro do século XX e elaborou um curso que oferecerá dentro das atividades do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente.

O Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp colocou à disposição do público todos os vídeos dos encontros realizados em 2019 com o escritor paulistano Reinaldo Moraes.

O Prêmio Asimov-Brasil prorrogou o prazo para as inscrições de escolas e estudantes interessados em participar após as mudanças de calendário.

O ciclo de debates virtuais “Conversas na Crise – Depois do Futuro”, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em parceria com a TV Cultura, teve início no dia 6 de maio com a participação do diplomata Rubens Ricupero.

O Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, em parceria com a TV Cultura, dá início no dia 6 de maio, às 16h, à série de encontros virtuais “Conversas na Crise – Depois do Futuro”.

O ator, diretor, produtor e dramaturgo Sérgio Mamberti atraiu um grande público no Centro de Convenções da Unicamp para uma palestra sobre “A Crise da Cultura”.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está organizando a primeira edição do Prêmio Asimov-Brasil, que pretende estimular o interesse pela cultura científica em estudantes secundaristas.

O atual momento de ataques à cultura e de enfraquecimento do setor dentro do governo federal demanda uma maior mobilização da classe artística e o fortalecimento das políticas culturais nos governos estaduais e municipais, defende o ator, diretor, produtor e dramaturgo Sérgio Mamberti.

O poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, foi escolhido para receber o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2020.

Um acervo histórico sobre memoráveis eventos que marcaram a trajetória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está disponível no site do Instituto de Estudos Avançados (IdEA).