Violência e direitos humanos em debate com Luiz Eduardo Soares no “Conversas na Crise”

Início: qua, 26/08/2020 – 16:00
Término: qua, 26/08/2020 – 17:00

O antropólogo, cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares estará no “Conversas na Crise – Depois do Futuro”, na quarta-feira (26), às 16h, em uma entrevista ao vivo sobre violência e direitos humanos na pandemia e a ofensiva do governo federal contra antifascistas e opositores políticos. Sob a mediação do jornalista Paulo Markun, a live é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o portal UOL.

O encontro virtual contará com a participação do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, e convidados. O público poderá enviar suas perguntas durante a live por meio do UOL e das páginas do portal no Facebook e YouTube.

Licenciado em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em antropologia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Soares é professor aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professor do IUPERJ (1987-2000) e da Unicamp (1983-1987) e pesquisador visitante da Universidade Harvard (2007-2008), Universidade Columbia (2000-2001) e Universidade da Virginia (1995). Foi secretário nacional de Segurança Pública (2003), subsecretário de Segurança e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro (1999-2000).

É autor de mais de 30 livros, entre eles “Desmilitarizar: segurança pública e direitos humanos” (Boitempo, 2019), “Vidas Presentes” (Cidade Escola Aprendiz, 2017), “Rio de Janeiro: histórias de vida e morte” (Companhia das Letras, 2015), “Meu Casaco de General: 500 dias no front da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro” (Companhia das Letras, 2000), “Cabeça de Porco”, com MV Bill e Celso Athayde (editora Objetiva, 2005), “Elite da Tropa”, com André Batista e Rodrigo Pimentel (editora Objetiva, 2006), e “Elite da Tropa 2”, com André Batista, Claudio Ferraz e Rodrigo Pimentel (editora Nova Fronteira, 2010).

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.