Início: qua, 02/12/2020 – 13:00
Término: qua, 02/12/2020 – 16:00

Seminário “Radioarte e criação colaborativa”

Dentro das atividades do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente, o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp oferecerá em 2 de dezembro, das 13h às 16h, o seminário “Radioarte e criação colaborativa”, com a compositora, musicóloga e radioartista Andrea Cohen. Ministrada em espanhol, a atividade é gratuita e aberta a alunos, pesquisadores e interessados na área de estudos sonoros e arte radiofônica. As inscrições para obtenção de certificado estão encerradas, mas a atividade poderá ser acompanhada pela página do IdEA no YouTube.

A proposta de Cohen é estimular reflexões e audições de obras radiofônicas a partir de seu livro “Les compositeurs et l’art radiophonique” (“Os compositores e a arte radiofônica”, publicado pela INA-L’Harmattan, em 2015, sem edição em português), além de algumas peças colaborativas da artista argentina radicada na França. O seminário, com certificado de participação, faz parte da programação desenvolvida por Cohen como convidada do Programa “Hilda Hilst”.

O livro trata da relação privilegiada dos compositores com o rádio. Com efeito, ao longo da sua história, o meio radiofônico tem despertado o interesse de compositores, exercendo papel de local privilegiado de divulgação de suas obras. Com o desenvolvimento da arte radiofônica, o veículo tornou-se um espaço de criação para esses autores.

A obra inclui uma reflexão estética e uma parte histórica em que são examinadas detalhadamente as obras radiofônicas de quatro grandes compositores: Pierre Schaeffer (1910-1995), John Cage (1912-1992), Luciano Berio (1925-2003) e Mauricio Kagel (1931-2008). Durante o seminário serão analisadas algumas das obras radiofônicas mais marcantes desses compositores e ouvidos fragmentos dos trabalhos.

Nascida em Buenos Aires, Andrea Cohen mora em Paris desde 1974, onde trabalha há mais de três décadas na France Culture (Radio France), desenvolvendo atividades como autora de criações radiofônicas. Nos últimos 15 anos, dedicou-se à pesquisa acadêmica, obtendo título de doutora na Universidade de Paris-Sorbonne (2005) com uma tese sobre o desenvolvimento da arte acústica na França. Em 2007, foi convidada pela Universidade De Montfort, em Leicester (Reino Unido), para realizar atividades de pós-doutorado.

Autora de diversos artigos sobre arte radiofônica e tópicos musicológicos, publicou os livros “Les compositeurs et l’art radiophonique” (INA-L’Harmattan, 2015), baseado em sua tese de doutorado, e “Manuel de pédagogie musicale” (Minerve, 2020), que trata das perspectivas pedagógicas da arte sonora, música mista e teatro musical.

SEMINÁRIO “RADIOARTE E CRIAÇÃO COLABORATIVA”

Artista residente: Andrea Cohen, compositora, musicóloga e radioartista

Data: 2 de dezembro de 2020

Horário: 13h às 16h (GMT -3)