Racismo e desigualdade racial em debate com Angela Alonso no “Conversas na Crise”

Início: qua, 02/12/2020 – 16:00
Término: qua, 02/12/2020 – 17:00

A socióloga Angela Alonso discute racismo, preconceito étnico-racial e o problema da negação da instituição da desigualdade racial no Brasil nesta quarta-feira (2), às 16h, no “Conversas na Crise – Depois do Futuro”, parceria do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp com o portal UOL. Gravada no momento em que a violência contra a população negra ganha as manchetes dos jornais brasileiros, a entrevista também teve entre seus assuntos principais a questão do colorismo, as cotas e as ações afirmativas e a legitimidade de não-negros no debate sobre o racismo.

Sob a mediação do jornalista Paulo Markun, o encontro contou com a participação do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, da jornalista Mariluce Moura, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e do sociólogo Antonio Sérgio Guimarães, professor da Universidade de São Paulo (USP). O programa gravado será transmitido pelo UOL e pelas redes sociais do portal no YouTube Facebook.

Angela Alonso é professora do Departamento de Sociologia da USP desde 2003, e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), que presidiu entre 2015 e 2019. É graduada em ciências sociais (1990) e mestre (1995) e doutora (2000) em sociologia pela USP. Entre seus livros estão “Ideias em Movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império” (Paz & Terra, 2002); “Joaquim Nabuco: os salões e as rua” (Companhia das Letras, 2007), “Flores, votos e balas: o movimento abolicionista brasileiro (1868-1888)” (Companhia das Letras, 2015); e “The Last Abolition: the Brazilian abolitionist movement, 1868-1888” (Cambridge University Press, no prelo). Recebeu os prêmios CNPq/Anpocs (2001), John S. Guggenheim Foundation (2009), Prêmio Jabuti de Ciências Humanas (2015), e Prêmio Academia Brasileira de Letras de melhor livro do ano (2015).

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.