Início: qua, 11/09/2019 – 16:00
Término: qua, 11/09/2019 – 18:00

“Por que o Sol brilha?”, palestra com o professor italiano Francesco Vissani

O Sol é a estrela que ilumina a Terra e aquece o planeta, permitindo a existência da vida como a conhecemos. Serão descritas as suas características e discutida a questão de quando o Sol terminará de queimar o seu combustível e será extinto. Três hipóteses sobre o calor solar serão tratadas: as reações químicas, o efeito da força gravitacional e a energia do núcleo do átomo. As reações nucleares que ocorrem no Sol serão abordadas juntamente com as suas validações experimentais. O físico italiano Francesco Vissani, professor do Gran Sasso Science Institute (GSSI), é o primeiro convidado do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. A palestra é aberta à comunidade da Unicamp e ao público externo, voltada a pessoas não especializadas e interessadas em divulgação científica.

Por que o Sol brilha?

Prof. Dr. Francesco Vissani

Local: Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp

Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, Campinas

Data: 11 de setembro de 2019, às 16h

Observações: Palestra, em inglês, teve tradução simultânea.