Início: ter, 31/05/2022 – 14:30
Término: ter, 14/06/2022 – 16:30

Oficinas com Antonio Nóbrega – Uma linguagem brasileira de dança

O artista Antonio Nóbrega realiza nos dias 31 de maio e 14 de junho, das 14h30 às 16h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, duas oficinas sobre “Uma linguagem brasileira de dança” dentro da programação como convidado do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente da Unicamp, sob a coordenação do Instituto de Estudos Avançados (IdEA).

Ex-professor do Instituto de Artes da Unicamp, onde atuou entre 1985 e 1991, o multiartista pernambucano completa 70 anos de idade e cinco décadas de carreira em 2022. As oficinas serão guiadas a partir das temáticas discutidas nos encontros que ocorrerão nas manhãs dos dias 31 de maio e 14 de junho, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, mas a presença na reunião matinal não é pré-requisito obrigatório para a participação nas oficinas.

As inscrições são abertas à comunidade da Unicamp e ao público externo, mas é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação da Covid-19, segundo as regras da Unicamp. Com vagas limitadas, as oficinas são gratuitas, com emissão de certificado de participação. A seleção será feita com base na formação e interesse dos candidatos na temática das danças populares brasileiras, sem exigência de qualificação mínima.

Entre os temas que serão abordados nas oficinas estão: danças populares brasileiras; o léxico corporal popular: passos, movimentos gestuais e procedimentos coreográficos presentes nas danças e manifestações cênicas populares; as tradições ocidental e oriental de dança; e o encontro de matrizes corporais populares com princípios técnicos e procedimentos formais provenientes de práticas e linguagens de danças codificadas.

Músico, dançarino, cantor, compositor e ator, Antonio Nóbrega nasceu em Recife, em 1952. Sua iniciação artística veio pelo violino, instrumento que sempre o acompanha em suas diversas atividades artísticas desde então. Entre 1968 e 1970, integrou a Orquestra de Câmara da Paraíba e a Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, a convite do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), ingressou no Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. Fruto de seu envolvimento com o universo da cultura popular brasileira no Movimento Armorial, a partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de criação em artes cênicas e musicais.

Em 1985, foi contratado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para trabalhar como professor de danças regionais brasileiras no Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA), onde atuou até 1991. Ao longo de 50 anos, criou e dirigiu espetáculos como “A Bandeira do Divino”, “A Arte da Cantoria”, “O Maracatu Misterioso”, “O Reino do Meio-Dia”, “Figural”, “Brincante”, “Lunário Perpétuo”, “Nove de Frevereiro” e “Na Pancada do Ganzá”.

Sua extensa carreira inclui apresentações por todo o Brasil, além de países como Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França. Nóbrega é detentor de diversas premiações em reconhecimento por seu trabalho de valorização da cultura brasileira, como o TIM de Música, o Shell de Teatro, o Mambembe, o APCA e o Conrado Wessel, além ter sido condecorado por duas vezes com a Comenda do Mérito Cultural. Há 30 anos, dirige com Rosane Almeida em São Paulo o Instituto Brincante, espaço voltado a cursos, apresentações, oficinas, mostras e encontros diversos de difusão da cultura brasileira.

Datas: 31/05 e 14/06

Horário: 14h30 às 16h30