Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Oficinas com Antonio Nóbrega – Poesia rimada popular brasileira

Início: ter, 12/04/2022 – 14:30
Término: ter, 26/04/2022 – 16:30

Oficinas com Antonio Nóbrega – Poesia rimada popular brasileira

O artista Antonio Nóbrega realiza nos dias 12 e 26 de abril, das 14h30 às 16h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, duas oficinas sobre “Poesia rimada popular brasileira” dentro da programação como convidado do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente da Unicamp, sob a coordenação do Instituto de Estudos Avançados (IdEA).

Ex-professor do Instituto de Artes da Unicamp, onde atuou entre 1985 e 1991, o multiartista pernambucano completa 70 anos de idade e cinco décadas de carreira em 2022. As oficinas serão presenciais e guiadas a partir das temáticas discutidas nos encontros que ocorrerão nas manhãs dos dias 12 e 26 de abril, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, mas a presença na reunião matinal não é pré-requisito obrigatório para a participação nas oficinas.

As inscrições são abertas à comunidade da Unicamp e ao público externo, mas é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação da Covid-19, segundo as regras da Unicamp. Com vagas limitadas, as oficinas são gratuitas, com emissão de certificado de participação. A seleção será feita com base na formação e interesse dos candidatos na temática da poesia popular brasileira, sem exigência de qualificação mínima.

Entre os temas que serão abordados nas oficinas estão: da quadra ao galope beira-mar; formação e desenvolvimento das formas e gêneros da poesia popular brasileira; presença da poesia popular nas manifestações cênicas populares; prática das modalidades poéticas populares (quadra, sextilha, setilha, décimas, embolada, martelo agalopado etc.); a cantoria nordestina; o romanceiro popular e a literatura de cordel; as modalidades poéticas na canção popular brasileira; e a presença do popular na literatura erudita brasileira.

Músico, dançarino, cantor, compositor e ator, Antonio Nóbrega nasceu em Recife, em 1952. Sua iniciação artística veio pelo violino, instrumento que sempre o acompanha em suas diversas atividades artísticas desde então. Entre 1968 e 1970, integrou a Orquestra de Câmara da Paraíba e a Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, a convite do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), ingressou no Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. Fruto de seu envolvimento com o universo da cultura popular brasileira no Movimento Armorial, a partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de criação em artes cênicas e musicais.

Em 1985, foi contratado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para trabalhar como professor de danças regionais brasileiras no Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA), onde atuou até 1991. Ao longo de 50 anos, criou e dirigiu espetáculos como “A Bandeira do Divino”, “A Arte da Cantoria”, “O Maracatu Misterioso”, “O Reino do Meio-Dia”, “Figural”, “Brincante”, “Lunário Perpétuo”, “Nove de Frevereiro” e “Na Pancada do Ganzá”.

Sua extensa carreira inclui apresentações por todo o Brasil, além de países como Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França. Nóbrega é detentor de diversas premiações em reconhecimento por seu trabalho de valorização da cultura brasileira, como o TIM de Música, o Shell de Teatro, o Mambembe, o APCA e o Conrado Wessel, além ter sido condecorado por duas vezes com a Comenda do Mérito Cultural. Há 30 anos, dirige com Rosane Almeida em São Paulo o Instituto Brincante, espaço voltado a cursos, apresentações, oficinas, mostras e encontros diversos de difusão da cultura brasileira.

Oficinas com Antonio Nóbrega – Poesia rimada popular brasileira

Datas: 12/04/2022 e 26/04/2022

Horário: 14h30 às 16h30

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Endereço: Rua Albert Sabin, s/nº, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas

Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp

Ir para o topo