Oficina “Criação sonora colaborativa e interativa”

Início: qui, 03/12/2020 – 13:00
Término: ter, 15/12/2020 – 16:00

Oficina “Criação sonora colaborativa e interativa” será oferecida em dezembro de 2020

A compositora, musicóloga e radioartista Andrea Cohen, nova artista residente do Programa “Hilda Hilst” do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, oferecerá entre os dias 3 e 15 de dezembro de 2020 a oficina “Criação sonora colaborativa e interativa: Intercâmbio sonoro entre Brasil-Argentina-França”. Ministrada em espanhol, a atividade é gratuita e aberta a alunos, pesquisadores e interessados na área de estudos sonoros e arte radiofônica. As inscrições estão abertas no formulário abaixo.

Em sete encontros de três horas de duração por meio de uma plataforma digital, a proposta da atividade é ouvir os sons que nos rodeiam como uma forma de desenvolver a consciência do entorno sonoro e escutar o mundo como música, além de proporcionar um intercâmbio cultural que reúna estudantes de distintos idiomas, perfis sociais e localizações geográficas através do som. A oficina, com certificado de participação, faz parte da programação desenvolvida por Cohen na Unicamp como convidada do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente. Durante a atividade haverá suporte para dúvidas e esclarecimentos em português e francês.

Nascida em Buenos Aires, Cohen mora em Paris desde 1974, onde trabalha há mais de três décadas na France Culture (Radio France), desenvolvendo atividades como autora de criações radiofônicas. Nos últimos 15 anos, dedicou-se à pesquisa acadêmica, obtendo título de doutora na Universidade de Paris-Sorbonne (2005) com uma tese sobre o desenvolvimento da arte acústica na França. Em 2007, foi convidada pela Universidade De Montfort, em Leicester (Reino Unido), para realizar atividades de pós-doutorado.

Autora de diversos artigos sobre arte radiofônica e tópicos musicológicos, publicou os livros “Les compositeurs et l’art radiophonique” (INA-L’Harmattan, 2015), baseado em sua tese de doutorado, e “Manuel de pédagogie musicale” (Minerve, 2020), que trata das perspectivas pedagógicas da arte sonora, música mista e teatro musical.

Avisos e recomendações às/aos participantes da oficina:

1. Haverá uma reunião preparatória no dia 27 de novembro, das 15h às 16h (GMT -3).

2. Os participantes deverão saber gravar com equipamentos portáteis ou celulares e também editar e mixar sons usando seus próprios equipamentos e softwares, como Audacity ou similares, para preparar os fragmentos ou sequências sonoras com seus próprios materiais ou a partir dos materiais dos demais participantes.

3. Todos os participantes que desejarem participar do Intercâmbio em Tempo Real devem assegurar a presença obrigatória na sessão do dia 15 de dezembro de 2020, das 13h às 16h (GMT -3).

OFICINA “CRIAÇÃO SONORA COLABORATIVA E INTERATIVA”

Artista residente: Andrea Cohen, compositora, musicóloga e radioartista

Datas dos encontros: 03, 04, 07, 10, 11, 14 e 15 de dezembro de 2020

Horário: 13h às 16h (GMT -3)