Minicurso “Cosmologia – A ciência do Universo”

Início: ter, 10/11/2020 – 10:00
Término: qui, 03/12/2020 – 12:00

Físico Rogério Rosenfeld oferece pelo IdEA o minicurso “Cosmologia – A ciência do Universo”

O físico Rogério Rosenfeld oferece pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp o minicurso “Cosmologia – A ciência do Universo”, com tópicos sobre estrutura, evolução e composição do universo, entre os dias 10 de novembro e 3 de dezembro. As aulas, gratuitas e à distância, serão oferecidas às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, em plataforma virtual.

O curso faz parte da programação desenvolvida por Rosenfeld na Unicamp como novo cientista residente do Programa “Cesar Lattes”. O ciclo de quatro semanas é voltado prioritariamente a alunos de pós-graduação em física, com foco em cosmologia, contemplando também estudantes de graduação, pesquisadores e docentes, inclusive do público externo à Unicamp. As inscrições já estão abertas no formulário abaixo.

Professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rosenfeld também é vice-diretor do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e atual presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da União de Físicos de Países de Língua Portuguesa. Graduado (1982) e mestre (1984) em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), é doutor (1990) pela Universidade de Chicago. Em seu currículo, soma uma centena de artigos publicados em revistas científicas internacionais e dois livros de divulgação científica, “Feynman e Gell-Mann: Luz, quarks, ação” (Editora Odysseus, 2003) e “O cerne da matéria” (Companhia das Letras, 2013). Rosenfeld é membro do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), vice-coordenador do INCT do e-Universo e membro das colaborações internacionais Dark Energy Survey (DES) e Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time (LSST).

Ementa: A cosmologia é a ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do universo. Nas últimas décadas, essa ciência entrou em uma era de precisão, com a coleta e análise de uma grande quantidade de dados que levaram a revoluções em nosso entendimento acerca do universo. Metade do Prêmio Nobel de 2019, por exemplo, foi dado ao cosmólogo James Peebles pelos seus influentes trabalhos teóricos que contribuíram para tornar a cosmologia uma ciência precisa. No minicurso serão abordados os tópicos: medidas de distâncias no universo; estrutura do universo; a expansão do universo; história do universo; a radiação cósmica de fundo; a formação de galáxias; a matéria escura: evidências observacionais; a grande surpresa: a expansão acelerada do universo (Prêmio Nobel de 2011); e a energia escura no universo.

Carga horária didática: 16 horas (oito sessões de duas horas, em dois encontros semanais ao longo de quatro semanas, terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, nas datas 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de novembro e 1º e 3 de dezembro de 2020).