Lançamento do documentário “Saúde é independência – Unicamp e SUS”

Início: qui, 06/10/2022 – 15:30
Término: qui, 06/10/2022 – 17:00

Lançamento do documentário “Saúde é independência - Unicamp e SUS”

Lançamento do documentário “Saúde é independência – Unicamp e SUS”

No mês de setembro de 2022, o IdEA iniciou uma campanha institucional de valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o nome “Saúde é Independência – Unicamp e SUS”, a ação tem o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária e o público externo sobre a importância do sistema para garantir o direito universal à saúde previsto pela Constituição Federal, preservar a história de pessoas da Unicamp que contribuíram com a implantação do SUS no país e evidenciar a presença do SUS nos serviços de saúde prestados pela universidade.

A campanha foi elaborada pelo Grupo de Estudos e Ação em Saúde Pública do IdEA, coordenado por Gastão Wagner, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp que participou de forma ativa da implementação do SUS. Com estilo que remete aos grafites das artes urbanas e cores que representam a diversidade dos grupos atendidos, a identidade visual do projeto foi criada por estudantes de medicina ligados ao Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL). “São populações que, muitas vezes, não recebem cuidado, mas que, devido aos princípios de universalidade e equidade do SUS, conseguimos abraçar”, explica o estudante Ramon Carvalho, representante do CAAL.

Também integra a campanha a realização do documentário “Saúde é independência – Unicamp e SUS”. O evento de lançamento do filme aconteceu em 6 de outubro, de 2022 às 15h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

Assista ao documentário “Saúde é independência | Unicamp e SUS”.

Assista ao teaser de “Saúde é independência | Unicamp e SUS”.

Ficha técnica | Saúde é independência – Unicamp e SUS

Direção e edição: Diego Padgurschi