Jornalista Rosane Borges discute cotas e ações afirmativas no “Conversas na Crise”

Início: qua, 09/12/2020 – 16:00
Término: qua, 09/12/2020 – 17:00

O “Conversas na Crise – Depois do Futuro” recebe na próxima quarta-feira (9), às 16h, a jornalista Rosane Borges, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), em um debate sobre cotas e ações afirmativas nas universidades, o apartheid racial no Brasil e os critérios racistas de seleção do mercado de trabalho. A entrevista é uma parceria do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp com o portal UOL.

Sob a mediação do jornalista Paulo Markun, o encontro contou com a participação do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, e da jornalista Sabine Righetti, pesquisadora da Unicamp. O programa gravado será transmitido pelo UOL e pelas redes sociais do portal no YouTube Facebook.

Borges é graduada (1997) em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mestrado (2002) e doutorado (2008) em Jornalismo pela USP. Atualmente atua como pesquisadora colaboradora do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais (Colabor) da Escola de Comunicações e Artes da USP. Sua pesquisa tem foco nas áreas de comunicação, imaginários, política contemporânea e relações raciais e de gênero. Conselheira de honra do Coletivo Reinventando a Educação, integra o grupo Estética e Vanguarda da ECA-USP e é articulista da revista Carta Capital e do blog da Editora Boitempo. Entre os livros de sua autoria estão “Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro” (Imprensa Oficial, 2004), “Mídia e racismo” (DP et Alii, 2012) e “Esboços de um tempo presente” (Editora Malê, 2016).

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.