II Ciclo de Leituras da Escola de Verão Brasileira na Grécia – 2023

Dando continuidade às atividades da Escola de Verão Brasileira na Grécia – 2023, o Centro de Teoria da Filologia do IdEA, em parceria com o Centro de Estudos Clássicos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ambos da Unicamp, em colaboração com a Casa do Brasil em Atenas e as escavações de Despotiko, oferecem um novo ciclo de leituras, agora concentrado em aspectos históricos e arqueológicos da Grécia antiga, que será ministrado pela professora Erica Moraes Angliker, do Centro de Teoria da Filologia e da British School at Athens. Em abril, as atividades da Escola de Verão foram iniciadas com o Ciclo de Leituras Poesia Arcaica Grega, ministrado pela professora Pura Nieto, da Brown University (EUA).

O ciclo se divide em dois módulos: um dedicado a Atenas e Ática, envolvendo uma apresentação geral de sua história e dos vestígios arqueológicos que permitem pensá-la, e palestras direcionadas a pontos específicos da cidade de Atenas, como a Acrópole e os teatros atenienses, e um módulo sobre sua recepção moderna. Ênfase especial será dada à participação dos viajantes na redescoberta da cidade-Estado, bem como ao modo como hoje em dia a capital grega estabelece as relações com seu rico passado.

O segundo módulo será dedicado especificamente ao arquipélago das Cíclades, região onde serão feitas as escavações pelos participantes da Escola de Verão que viajarem para a Grécia. Neste módulo será dada atenção especial ao modo como a religião se reflete nas cidades e aos aspectos arqueológicos e culturais nas ilhas de Delos e Paros.

Este II Ciclo de Leituras será ministrado em língua portuguesa, no modo virtual, nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2023. Para participar e ter direito a certificado, os interessados devem se inscrever no link abaixo.

I- Atenas antiga através do tempo: Arte, Arqueologia e História

18 de maio

10h-12h

1- Atenas e Ática: História e Arqueologia.

2- A Acrópole ateniense

14h-17h

3- Arte e teatros em Atenas

4- Atenas romana e bizantina

5- A recepção de Atenas:

A- Viajantes e a redescoberta de Atenas

B- Atenas moderna e suas relações com o passado

II- A paisagem religiosa das antigas Cíclades

19 de maio

14h-17h

6- Introdução geral sobre as Cíclades

7- Cultos de Apolo e Ártemis nas Cíclades

20 de maio

10h-12h

8- Delos

9- Despotiko e Paros

audiodescrição: texto sobre o evento, consta acima.