Ex-ministro Ciro Gomes é o convidado do “Conversas na Crise”

Início: sex, 22/05/2020 – 16:00
Término: sex, 22/05/2020 – 17:00

Ex-ministro Ciro Gomes é o convidado do “Conversas na Crise”

O advogado e ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes é o convidado da próxima sexta-feira (22), às 16h, do ciclo de debates virtuais “Conversas na Crise – Depois do Futuro”, iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com a TV Cultura. O vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) será entrevistado pelo jornalista Paulo Markun para falar sobre a política no pós-pandemia. O público poderá assistir ao evento pelas redes sociais da TV Cultura no Facebook e no YouTube.

Entre as questões que serão abordadas estão: Como reduzir o distanciamento entre os partidos, parlamentares, governantes e a sociedade? O Parlamento funciona com distanciamento social? As eleições deste ano devem ser adiadas? Quais serão as consequências para os governantes sobre as medidas adotadas ou sobre suas omissões durante a pandemia? O Legislativo tem chance de recuperar sua imagem?

Natural de Pindamonhangaba (SP), Ciro Gomes é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo ocupado os cargos de governador do Ceará (1991-1994), ministro da Fazenda (1994) e da Integração Nacional (2003-2006) e deputado federal (2007-2011). Disputou a presidência da República nas campanhas de 1998, 2002 e 2018, quando ficou em terceiro lugar, pelo PDT.

Foi professor da Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, entre 1980 e 1982, e da Universidade de Fortaleza (Unifor), entre 1985 e 1987, lecionando disciplinas como Direito Tributário e Direito Constitucional. Ele é autor de três livros na área de economia política: “No País dos Conflitos” (1994), “O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo” (1995) e “Um Desafio Chamado Brasil” (2002). Também atuou como pesquisador visitante na Harvard Law School (1995-1996).

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passam para o ambiente virtual, agregando a TV Cultura como parceira, com foco no debate do futuro pós-pandemia.