Energia do Futuro & Futuro da Energia

Data do Evento
Término
Energia do Futuro & Futuro da Energia | Residência de Mario Veiga
Energia do Futuro & Futuro da Energia | Residência de Mário Veiga


Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp recebe neste ano, em sua quarta edição, o engenheiro eletricista Mario Veiga, um nome de referência do setor elétrico no Brasil e no exterior, com vasta experiência acadêmica, empresarial e de consultoria ao setor público. Durante sua residência, Veiga promoverá uma série de atividades na Unicamp, incluindo palestras gratuitas e abertas a todos os interessados.

Natural do Rio de Janeiro, Veiga é graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1987, fundou a empresa PSR, com atuação em cerca de 70 países. É autor ou coautor de quatro livros e aproximadamente 200 artigos em periódicos internacionais. Veiga também é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia e da US National Academy of Engineering.

 


Ciclo de palestras com Mario Veiga



1 | Previsões para a geração de energia no Brasil


Fazer previsões é muito difícil, especialmente do futuro.” (Niels Bohr)
 

Data: 14/09/22 (quarta-feira) 

Horário: 14h30 às 17h 

Local: Auditório do IMECC

Assista à gravação
 

O tema central desta palestra é um estudo recente para o Banco Mundial, focado na expansão da geração do país até 2050, levando em conta a eletrificação de outros setores da economia, como indústria e transporte, a exportação de hidrogênio verde e o efeito das mudanças climáticas no nexo energia, água e alimentos. A conclusão é que no Brasil há um grande alinhamento entre a eficiência econômica e a descarbonização.

 

2 | Digitalização, descentralização e descarbonização


O futuro já chegou, só está mal distribuído.” (William Gibson)
 

Data: 05/10/22 (quarta-feira) 

Horário: 14h30 às 17h 

Local: Auditório do IMECC

Inscrição: https://forms.gle/N6rCFNjjziSFPWkKA
 

Nesta palestra abordaremos os recursos tecnológicos que alavancam os três eixos do futuro da energia: digitalização, descentralização e descarbonização. Por exemplo: métodos de otimização estocástica, computação em nuvem e edge computing, informações de satélites, Physics-based deep learning, digital twins, internet of things, computação quântica, tecnologias para captura de carbono, eletrificação da produção de aço, uso de madeira para substituir cimento e uso de eletrificação para saneamento.

 

3 | Histórico do setor de energia do Brasil


No Brasil até o passado é incerto.” (Pedro Malan)
 

Data: 26/10/22 (quarta-feira) 

Horário: 14h30 às 17h 

Local: Auditório do IMECC

Inscrição: https://forms.gle/Nhg57inaRMsQCgeZA
 

Esta palestra apresenta um histórico da (des)organização institucional do setor de energia do Brasil, começando com a criação das empresas estatais nos anos 1960; a falência econômica na década de 1980, que motivou a reforma do setor nos anos 1990; a crise de suprimento de 2001, que levou ao modelo setorial atual, baseado em contratação de energia por licitações (“competition for the market”); e as propostas de aperfeiçoamento deste modelo, atualmente no Congresso. Seguindo Shakespeare, mostraremos que embora pareça loucura, havia método neste processo.

 

4 | Ciência e Energia


Desconjurando a ignorância” (Chico Buarque)
 

Data: 09/11/22 (quarta-feira) 

Horário: 14h30 às 17h 

Local: Auditório do IMECC

Inscrição: https://forms.gle/8AZ2Xnb3xYdGaLbB8
 

Nesta palestra final, refletiremos sobre a importância de uma ação coordenada entre universidades, centros de pesquisa, agências governamentais, empresas privadas e organizações da sociedade para buscar um caminho de racionalidade para o país, navegando entre o catastrofismo e o negacionismo. Será visto que novas ferramentas ao alcance do público, como satélites, softwares abertos e recursos distribuídos para compartilhamento de informações e ideias podem alavancar significativamente esta discussão.



Observações:

* As palestras são abertas e gratuitas.

* Será enviado certificado aos que comprovarem participação. 

* As palestras também serão transmitidas ao vivo pelo canal do IdEA no Youtube.

 

Mais informações: idea@idea.unicamp.br