“Conversas na Crise” recebe o jornalista esportivo Juca Kfouri

Início: qua, 18/11/2020 – 16:00
Término: qua, 18/11/2020 – 17:00

O “Conversas na Crise – Depois do Futuro” recebe nesta quarta-feira (18), às 16h, o jornalista Juca Kfouri para uma entrevista sobre a crise no futebol agravada pela pandemia, a importância do jornalismo investigativo e sua militância em prol da cidadania como profissional da comunicação. Kfouri também discutiu a liberdade de expressão de atletas sobre questões políticas e as perspectivas para a democracia no Brasil.

Com mediação do jornalista Paulo Markun, o encontro teve também a participação do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, e do jornalista Eugenio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). O “Conversas na Crise – Depois do Futuro” é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o portal UOL. O programa gravado será transmitido pelo UOL e pelas redes sociais do portal no YouTube Facebook.

Destaque do jornalismo esportivo com atuação em mídias diversas, José Carlos Amaral Kfouri formou-se em ciências sociais pela USP, em 1974. Começou sua carreira em 1970 na Editora Abril, onde foi chefe de reportagem e diretor de redação da revista Placar, além de ter dirigido a redação da revista Playboy. Ao longo de mais de quatro décadas de carreira na imprensa, foi colunista de vários jornais, como O Globo, Folha de S.Paulo e Lance!.

Na televisão, trabalhou em diversas emissoras, como Tupi, Record, SBT, Globo, Cultura, RedeTV!, ESPN Brasil e CNT. Atualmente é comentarista da rádio CBN, apresentador do programa “Entre Vista”, da TVT, e colunista do UOL. Entre os livros que publicou estão “A Emoção Corinthians” (Brasiliense, 1982), “Corinthians, Paixão e Glória (DBA, 1996), “Por que não desisto – Futebol, Dinheiro e Política” (Disal, 2009) e “Confesso Que Perdi: Memórias” (Companhia das Letras, 2017).

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.