Cientista político Paulo Sérgio Pinheiro e os direitos humanos no “Conversas na Crise”

Início: qua, 14/10/2020 – 16:00
Término: qua, 14/10/2020 – 17:00

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” recebe no dia 14 o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro

O “Conversas na Crise – Depois do Futuro” recebe no dia 14, às 16h, o cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão Internacional de Inquérito para a Síria da ONU, para debater direitos humanos, o papel das Nações Unidas nos conflitos internacionais e a questão dos refugiados. No cenário brasileiro, Pinheiro também vai abordar o relatório produzido pelo governo federal contra integrantes do movimento antifascista.

Organizada pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o portal UOL, a entrevista ao vivo terá a mediação do jornalista Paulo Markun e a participação do poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, e convidados. O público poderá enviar perguntas durante a live pelo site do UOL e pelas redes sociais do portal no Facebook e no YouTube.

Paulo Sérgio Pinheiro possui graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966) e em sociologia pela Universidade de Paris, Vincennes (1971), além de doutorado em ciência política pela Universidade de Paris, Pantheon-Sorbonne (1971). Entre 1971 e 1985 foi professor assistente de ciência política na Unicamp. Desde 1985 é professor de ciência política da Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde se aposentou.

Foi secretário de Estado de Direitos Humanos (2001-2002) e membro da Comissão Nacional da Verdade (2012-2014), que investigou as violações de direitos humanos durante a ditadura militar (1964-1985). Na Organização das Nações Unidas, foi relator especial sobre o Burundi (1995-1999) e relator especial sobre a situação de direitos humanos de Myanmar (1999-2008). Foi também comissário e relator sobre os direitos da criança na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (2003-2010). Desde 2011, preside a Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Síria da ONU.

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.