Apresentação

O QUE É?

O Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN22) é uma oportunidade para você, estudante universitário, se reunir com colegas de diferentes áreas para buscar saídas para problemas que afetem a vida da sociedade e do planeta. Pode parecer muito ousado e desafiador querer mudar o mundo com um projeto, mas ideias boas e inovadoras podem fazer a diferença neste mundo interconectado em que vivemos.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Alunas e alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da Unicamp podem se inscrever e trazer suas ideias para fazer parte do ENESIN22. Para isso, você precisa se associar a outros colegas da Unicamp ou de outras universidades. A principal obrigatoriedade é que os membros sejam de áreas de estudo diferentes. Caso precise, você poderá também ser auxiliado por professores, pesquisadores ou funcionários da Unicamp, ou mesmo contar com ajuda externa para a concepção e realização dos projetos.

COMO PARTICIPAR?

Para fazer parte do ENESIN22 é preciso se inscrever no site, indicando e-mail de contato e o curso em que está matriculado. Você precisa se associar a pelo menos mais dois colegas, que podem ser da Unicamp ou mesmo de outra universidade, para formar um grupo com no mínimo três e no máximo seis pessoas. Inicialmente, você pode se inscrever individualmente, tendo apenas uma ideia muito básica sobre qual será o projeto, antes de encontrar novas parceiras e parceiros para compor o time e desenvolver sua proposta.

QUAL O PRAZO?

Lançado em 22 de setembro de 2021, o ENESIN22 vai acontecer durante o período de um ano, com previsão de encerramento em setembro de 2022. Mensalmente, sempre no dia 22, haverá assembleias em que os grupos apresentam suas propostas, encontram novos estudantes interessados em somar esforços e tiram suas dúvidas com a organização do evento. Não existe uma data-limite para que você faça sua inscrição, mas a organização orienta para que isso ocorra o quanto antes para permitir um melhor aproveitamento do tempo de execução dos projetos. Ao fim de um ano, haverá uma cerimônia com premiação, apresentação de posters e entrega de certificados.

QUAIS AS EXIGÊNCIAS PARA OS PROJETOS?

O primeiro passo é encontrar um problema que exija um olhar interdisciplinar e pensar quais áreas do conhecimento poderiam contribuir para solucionar essa questão. Converse com colegas, busque novos contatos em suas redes de amigos, pesquise em livros e fontes de informação diversas e discuta com seus professores para tentar delimitar bem seu objeto e escrever uma proposta inicial. Para começar você não precisa de um projeto definitivo e bem-acabado, mas uma boa ideia que permita a você levantar novas perguntas e aproximar novos colegas.

QUAIS SÃO OS TEMAS?

Contanto que exijam soluções inter, multi ou transdisciplinares, os projetos podem ser sobre qualquer assunto. Entre os temas possíveis estão desde a determinação da estratégia ideal para a poda de árvores em Campinas até a relação entre individualismo, coletividade e governança global, passando por desmatamento, poluição, emergência de novas doenças, envelhecimento, desigualdade social ou fundamentalismos. A esses exemplos somam-se tantos quantos você conseguir conceber, de pequeno, médio ou grande porte, em escala local, regional ou global.