Notícias
O evento comemorativo dos 30 Anos da Autonomia Financeira das universidades foi marcado pelo resgate de iniciativas históricas das instituições e pelo debate sobre o atual cenário.
Evento celebra 30 anos da autonomia de gestão e reúne comunidades de USP, Unicamp e Unesp.
Os conselhos universitários da USP, Unicamp e Unesp aprovaram uma moção de apoio à autonomia de gestão administrativa e financeira das universidades estaduais públicas paulistas nesta quinta-feira (15), durante reunião extraordinária das três instituições.
A autonomia financeira conquistada pelas três universidades estaduais paulistas há trinta anos garante seu protagonismo e excelência.
Debates, em 15 de agosto, terão presenças de reitores de USP, Unicamp e Unesp e de autoridades envolvidas na assinatura do decreto de 1989
No âmbito do Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) iniciam as comemorações dos 30 anos de autonomia universitária.
Conheça histórias que desmentem vários dos mitos envolvendo não só a USP, mas a universidade pública brasileira como um todo. Reunimos dez deles e explicamos se eles fazem mesmo algum sentido.
O decreto do governo paulista que instituiu a autonomia universitária, em 1989, criou um modelo original de financiamento que permitiu o crescimento extraordinário das instituições estaduais paulistas.
Reportagem do Jornal da USP mostra que, nos países desenvolvidos, universidades e outras instituições de pesquisa são financiadas majoritariamente com recursos públicos – isso vale até mesmo para as instituições que cobram mensalidades.
Programa "Direto ao Assunto", da Rádio Unicamp, aborda o tema dos 30 anos da autonomia universitária.