Memória

Esse espaço é dedicado a reunir publicações e material histórico sobre a autonomia universitária das universidades estaduais paulistas.

O Conselho Universitário da USP divulgou, no dia 13 de novembro de 2018, uma moção em que reitera o compromisso da Universidade com a liberdade de ensino, de pesquisa e de extensão de serviços à comunidade.

Programa USP Analisa, da Rádio USP, traz José Roberto Drugowich e Paulo Muzy, autores do livro "Os Desafios da Autonomia Universitária – História Recente da USP", para contar os bastidores da publicação desse decreto e fazer uma análise da autonomia universitária e da gestão na USP.

Em 1989, um modelo inédito de autonomia universitária foi criado no Estado de São Paulo. Os físicos Paulo Muzy e José Roberto Drugowich, que acompanharam de perto esse processo, se debruçaram sobre o tema para escrever o livro "Os Desafios da Autonomia Universitária: História recente da USP".

Programa Repórter Unicamp, da Rádio Unicamp, entrevista o físico José Roberto Drugowich, um dos autores do livro "Os Desafios da Autonomia Universitária".

O financiamento e outros dilemas futuros da autonomia universitária foram debatidos no dia 6 de agosto de 2018 no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Paulo, em um evento organizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs) da USP.

Foi realizado no dia 6 de agosto de 2018 encontro com o tema Os Desafios da Autonomia Universitária: História recente da USP, para debater as falhas e acertos na garantia da autonomia estabelecida em 1989 pelo decreto 29.598 do governo do Estado de São Paulo. O encontro aprofundou o tema discutido no livro homônimo, lançado recentemente. Em entrevista à Rádio USP, os palestrantes conversaram sobre os desafios que precisam ser enfrentados no próximo período e as vantagens da garantia da autonomia universitária.

Livro aponta que universidade quase sempre considerou apenas o aspecto financeiro da autonomia prevista em decreto de 1989.

A autonomia financeira obtida em 1989 por Unicamp, USP e Unesp imprimiu uma nova dinâmica às atividades das instituições, a ponto de colocá-las entre as mais destacadas escolas de ensino superior do mundo. Entretanto, tal condição segue sofrendo questionamentos e ameaças, visto que está baseada em decreto que pode ser alterado ou extinto a qualquer momento.

Conferência internacional marcou o 28º aniversário da Magna Charta Universitatum, documento que se tornou referência para os valores e princípios fundamentais das universidades.

Artigo do Cruesp no jornal O Estado de S.Paulo mostra que o debate em torno da situação orçamentária das três universidades públicas paulistas - USP, Unicamp e Unesp - mais uma vez pôs em evidência o escasso conhecimento sobre o papel estratégico da autonomia universitária, o que aponta para a necessidade de apresentar um balanço de sua vigência.

Promoção

 

Logo Cruesp