A adoção de um modelo inédito de autonomia universitária pelo governo de São Paulo em fevereiro de 1989 produziu muitos resultados e também impôs desafios para as universidades públicas paulistas nas últimas três décadas. Ao celebrar os 30 anos dessa notável conquista para o desenvolvimento do ensino superior do Estado, USP, Unicamp e Unesp se reúnem para olhar em perspectiva o momento histórico e os personagens envolvidos naquele processo e discutir a consolidação do sistema.
O evento comemorativo dos 30 Anos da Autonomia Financeira das universidades foi marcado pelo resgate de iniciativas históricas das instituições e pelo debate sobre o atual cenário.
Destaques
A autonomia financeira conquistada pelas três universidades estaduais paulistas há trinta anos garante seu protagonismo e excelência.
O decreto do governo paulista que instituiu a autonomia universitária, em 1989, criou um modelo original de financiamento que permitiu o crescimento extraordinário das instituições estaduais paulistas.
Vídeos
No dia 15 de agosto, as universidades estaduais paulistas realizaram um conselho extraordinário conjunto na USP e aprovaram uma moção de apoio à autonomia universitária. TV Unicamp acompanhou o evento.
Íntegra do documentário "30 anos de autonomia financeira e de gestão das universidades paulistas", dirigido pelo cineasta Caco Souza e lançado no evento que celebrou as três décadas de assinatura do decreto.